Diocese de Santo André

Assembleia da CNBB reúne cerca de 400 bispos em Aparecida até 20 de abril

Hoje, (11/04), cerca de 400 Bispos de todo o País se reúnem no Santuário Nacional em Aparecida, para a realização da 56ª Assembleia Geral. O tema deste ano desenvolve as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

A abertura do evento, que é um dos mais importantes do ano para a Igreja Católica, ocorreu na missa das 7h30, no altar central. Depois da celebração, os sacerdotes seguiram para o centro de eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, onde estão programadas quatro sessões de debate por dia. Essa programação se repete durante todos os dias durante a semana.

Nesta quarta, serão debatidos o tema central, que aborda as diretrizes para formação de novos padres, e outros assuntos internos da igreja e de panorama nacional, como Estado laico, política e eleições. A última delas acontece às 18h e se encerra às 19h30.

As sugestões dos bispos durante as sessões serão votadas pelos sacerdotes presentes e passarão a integrar um texto base sobre a formação de novas lideranças religiosas. Elas serão levadas ao Vaticano, e após aprovação, o texto fará parte do documento CNBB, que vai orientar a formação de futuros párocos no país. Todos os anos, a assembleia geral formata um novo documento com diretrizes para a Igreja Católica no Brasil.

O Dom Darci Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, falou sobre a importância do evento para a troca de experiências entre os religiosos. “Eles vão trazer a riqueza de suas igrejas particulares, e isso vai virar uma riqueza partilhada”.

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, elaborou o texto do tema central da assembleia deste ano. “Esperamos que essa assembleia possa discutir o tema [formação de novos padres] com profundidade e que possamos construir um texto que responda ao que a realidade do Brasil exige”, disse.

O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, que nas fotos aparece ao lado de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André disse que “Os desafios do mundo são enormes para a Igreja, mas nunca podemos desanimar. Quem crê em Cristo não desanima jamais. Peço a oração da Igreja por essa assembleia dos bispos”.

Fonte: CNBB

Imagens Elaine Venciguerra

 

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal