Diocese de Santo André

Dimensão Caritativa do Dízimo

Nas últimas semanas, nos propomos a refletir sobre as dimensões do dízimo, a partir do Documento 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, que são as dimensões religiosa, eclesial, caritativa e missionária. Para este mês, abordaremos a quarta e última dimensão do dízimo trazida pelo documento: a dimensão caritativa.

Não podemos esquecer que um aspecto importante da espiritualidade do dízimo é a nossa relação com Deus Pai. Devolvemos a Ele, em gratidão, parte do que recebemos dele mesmo como bem para nossas vidas. Portanto, ser dizimista é ser grato. Essa gratidão se expande e alcança gestos concretos de solidariedade e amor ao irmão.

Dízimo é dom de si em vista do próximo

As necessidades dos nossos irmãos e irmãs não podem passar por nós despercebidas. Muito pelo contrário, devemos sempre estar atentos aos sofrimentos e às dificuldades do próximo. A base da espiritualidade cristã é o amor incondicional e universal.
Basta lembrarmos da parábola do Bom Samaritano para compreendermos o papel do dizimista mediante o irmão pobre e sofredor. O samaritano anônimo do evangelho de são Lucas (Cf. Lc 10, 25ss) passa por um caminho qualquer e se depara com um desconhecido, espancado a tal modo que – diz o evangelho – ficou quase morto. Contudo, ele se aproxima, trata suas feridas e, levando-o para uma pensão, recomenda o seu cuidado. Vemos, portanto, que a relação do dízimo e a partilha com os mais pobres transborda na distribuição dos bens e no dom de si mesmo em favor do próximo.

A pergunta do doutor da lei a Jesus que originou a parábola – “Quem é o meu próximo?” – é respondida pelo Mestre evocando o uso da misericórdia. Ser dizimista é ser misericordioso com o próximo.

Caridade e dízimo

O dízimo fornece o suporte financeiro necessário para a organização institucional da caridade na Igreja. Na sua carta Deus caritas est, o papa emérito Bento XVI afirmou que a caridade com os pobres “é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência”. Portanto, celebrar a partilha no dízimo é partir da nossa fé e alcançar a necessidade de inúmeros irmãos.

Agir com misericórdia com os mais pobres, isso é ser dizimista!

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?