Diocese de Santo André

E nasce mais uma quase paróquia, agora em Ribeirão Pires

Dom Pedro Cipollini presidiu na manhã deste domingo, (13 de maio), a Missa em Ação de Graças pela Criação da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça Nossa Senhora de Fátima, Nº 13, na Vila Suely, em Ribeirão Pires. Ela pertencia à Paróquia São José e agora abriga em seu território quatro capelas: “Santo Antonio” no Jardim Mirante, a “Nossa Senhora Aparecida” na Vila Gomes, a “Nossa Senhora da Paz” no Parque Aliança, e a “Nossa Senhora das Graças” no Planalto Bela Vista. Durante a missa foi lido o termo de nomeação de Padre Odelardo como Administrador Paroquial.

A missa foi campal e o presbitério previamente instalado no alto da escadaria, na parte frontal da agora capela elevada a condição de Quase Paróquia, uma denominação que a Igreja destina para explicar o período em que a futura paróquia tem para se preparar para realizar todos os detalhes administrativos e burocráticos de uma forma tranquila.

Padre Odelardo Lourenço Pinto Júnior é o Administrador Paroquial. Sua nomeação foi lida durante a celebração, assim como o decreto de criação da Quase Paróquia. Participaram da cerimônia também os sacerdotes: Pe. Nivaldo, Pe. Rogério, Pe Hamilton, Pe. Jadeilson e Pe. Guilherme.

O bispo falando à assembleia explicou que “Um grupo de comunidades se unem e assim se cria uma paróquia. Dizer Quase Paróquia não é demérito algum. É uma fase a ser cumprida. O Conselho de Presbíteros decidiu por elevar esta capela, por entender que nos grandes centros existe um número bom de paróquias, mas na periferia não é assim e por esta razão é preciso que surjam novas paróquias. É por isso que estão sendo criadas cinco novas Quase Paróquias na Diocese de Santo André”.

Padre Odelardo, ao final da missa falou de sua alegria e emocionado agradeceu a confiança do bispo, a acolhida que recebeu de Padre Nivaldo, a grande ajuda com as delimitações geográficas que recebeu de Padre Hamilton, a presença dos sacerdotes, dos fiéis das paróquias por onde já serviu. “A cinco meses estou trabalhando com os fiéis da agora matriz e das quatro capelas. Tem tudo para dar certo e vai dar certo. Avante, junto com Nossa Senhora, rezando com um terço na mão”, finalizou o novo administrador paroquial.

Fotos do Agente da PasCom: Maicon Genovez Domingos

 

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo