Diocese de Santo André

Diocese coloca em prática 8º Plano Pastoral

A Diocese de Santo André realizou na manhã de sábado, dia 23, a Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDPA) no Edifício Santo André Apóstolo – Cúria Diocesana. O encontro, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, de coordenadores e assessores, foi conduzido pelo Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery.

Uma das principais pautas da reunião foi colocar em prática os caminhos apontados pela Constituição Sinodal, que contém o 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Plano, com validade até 2022, tem o desafio de “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura da Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária”. Dentro do Plano Pastoral, foram ainda apresentados os oito itinerários, que serão realizados concomitantemente.

Depois das apresentações, pastorais e movimentos foram divididos por áreas para avaliar ações em conjunto e dar prosseguimentos aos encaminhamentos itinerários previstos no 8º Plano Diocesano de Pastoral. “Fizemos um pequeno sobrevôo naquilo que a Constituição Sinodal aponta como caminho para percorremos. A Constituição Sinodal traz em si o plano diocesano de pastoral e pudemos lembrar os propósitos de viver como Igreja – “fortaleça a cultura da espiritualidade do acolhimento de permanente estado de missão” -, e refletimos junto a importância da nossa organização”, destacou Pe. Joel.

O Vigário Episcopal para Pastoral ainda destacou a importância de viver de forma conjunta os desafios que estão no 8º Plano. “É mais simples, tranquilo, quando vivemos e cuidamos somente do que é seu, é mais fácil, mas viver este encontro, mostrar a cara que somos um grupo e fazemos algo de mais é o principal”, disse o sacerdote.

Dom Pedro também destacou a importância de viver a pastoral de conjunto. “Precisamos acreditar na maneira que a Igreja se articula. Precisamos ter o sentimento de pertença à Igreja, especialmente nos dias de hoje que temos cristãos sem igreja. Precisamos fortalecer a presença pública da Igreja. Não quer dizer que a Igreja precisa ser uma instituição poderosa, mas precisa fazer sentir na sociedade, como mensageira de Jesus. Até que ponto parecemos na sociedade como mensageiros e mensageiras de Jesus?”, questionou o bispo.

Os coordenadores saíram entusiasmados da reunião. “Sou coordenadora nova e percebi como precisamos trabalhar em conjunto. Então é bom nos conhecermos melhor para sermos a Igreja em saída que tanto o Papa Francisco nos pede”, disse Maria das Dores Fiaschi, da Legião de Maria. “Estamos atuando em tudo aquilo que planejamos no nosso Sínodo, então é importante este encontro para que os coordenadores transmitam a atividade que o Sínodo está pedindo para colocarmos em prática”, emendou Roberto Vertematti, da Comissão Diocesana Bíblico Pastoral.

Temas relevantes

Ainda foram apresentados no encontro alguns temas relevantes. Um deles foi o Festival Vocacional, que será no dia 2 de setembro e contará com o show do cantor Dunga, idealizador do PHN, “Por Hoje Não”, da Canção Nova. Destacou também o Jubileu de Diamante da Dedicação da Catedral, com as datas da novena e a Solenidade, que será no dia 22 de agosto.

Foi anunciado que o encerramento do Ano do Laicato será em 30 de novembro, na Solenidade de Santo André e as datas dos filmes de Dom Paulo Evaristo (27/7 no Santuário Senhor do Bonfim e 27/10 nas Irmãs Beneditinas), além da apresentação da agência de Inbound Marketing.

Outro ponto importante é que foram apresentadas as orientações gerais para o uso pelas pastorais e movimentos do Edifício Santo André Apóstolo na Cúria Diocesana.

 

Clique aqui e veja as fotos.

 

Texto e fotos de Thiago Silva

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana