Diocese de Santo André

Subsídio Formativo auxilia há um ano os Ministros Extraordinários

 Durante os trabalhos do Sínodo Diocesano, no ano passado, foi apresentado o Subsídio Formativo da Diocese de Santo André para os Ministérios Extraordinários. Fruto dos trabalhos sinodais, este trabalho está completando um ano neste dia 9 de junho, data propícia para recordamos o que o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini falou na época do lançamento.

Falando em especial para os Ministros Extraordinários que trabalham na vinha do Senhor, que é a Igreja, disse “Com o coração repleto de alegria, apresento com satisfação este manual, que pretende ajudar a melhorar o serviço que exercem, para louvor e glória de Deus.”.

Continuando citou “Após o Concílio Vaticano II houve um despertar da consciência dos leigos e leigas para assumirem a vocação batismal. Seguir Jesus exige participação na comunidade pois: ‘… os pastores não foram instituídos por Cristo a fim de assumirem sozinhos toda a missão salvífica da Igreja no mundo. Seu múnus é apascentar de tal forma os fiéis e reconhecer suas atribuições e carismas, que todos, a seu modo, cooperem unanimemente na obra comum’ (LG 30). Sendo assim, cada um é chamado a colocar-se a serviço dos diversos ministérios. Os Ministros Extraordinários – Comunhão, Bênção, Exéquias e Culto e Palavra, formam nas comunidades e paróquias, uma plêiade luminosa de servidores da Eucaristia e dos irmãos”.

E concluindo afirmou “No exercício dos ministérios, há a necessidade de esclarecimentos e formação. Esse manual terá grande utilidade, porque aborda as diversas questões em seu aspecto prático, nas diversas questões que se apresentam referentes à Eucaristia, a distribuição da comunhão aos irmãos na comunidade, aos doentes, idosos, na assistência aos enlutados, na presidência da Celebração da Palavra com distribuição da Eucaristia e nas bênçãos”.

Compartilhe:

Dia Mundial dos Pobres: ‘Tu és a minha esperança, Senhor’, veja a programação da Diocese de Santo André

Após 114 anos, Matriz Santo André será dedicada na missa do Padroeiro Diocesano

DIA MUNDIAL DOS POBRES

nomeacoes

Decretos – 12/11/2025

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida reúne agentes no Santuário Senhor do Bonfim

Aos 19 anos da Pastoral da Pessoa Idosa, catedral reúne agentes e celebra missão de cuidado

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra