Diocese de Santo André

Subsídio Formativo auxilia há um ano os Ministros Extraordinários

 Durante os trabalhos do Sínodo Diocesano, no ano passado, foi apresentado o Subsídio Formativo da Diocese de Santo André para os Ministérios Extraordinários. Fruto dos trabalhos sinodais, este trabalho está completando um ano neste dia 9 de junho, data propícia para recordamos o que o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini falou na época do lançamento.

Falando em especial para os Ministros Extraordinários que trabalham na vinha do Senhor, que é a Igreja, disse “Com o coração repleto de alegria, apresento com satisfação este manual, que pretende ajudar a melhorar o serviço que exercem, para louvor e glória de Deus.”.

Continuando citou “Após o Concílio Vaticano II houve um despertar da consciência dos leigos e leigas para assumirem a vocação batismal. Seguir Jesus exige participação na comunidade pois: ‘… os pastores não foram instituídos por Cristo a fim de assumirem sozinhos toda a missão salvífica da Igreja no mundo. Seu múnus é apascentar de tal forma os fiéis e reconhecer suas atribuições e carismas, que todos, a seu modo, cooperem unanimemente na obra comum’ (LG 30). Sendo assim, cada um é chamado a colocar-se a serviço dos diversos ministérios. Os Ministros Extraordinários – Comunhão, Bênção, Exéquias e Culto e Palavra, formam nas comunidades e paróquias, uma plêiade luminosa de servidores da Eucaristia e dos irmãos”.

E concluindo afirmou “No exercício dos ministérios, há a necessidade de esclarecimentos e formação. Esse manual terá grande utilidade, porque aborda as diversas questões em seu aspecto prático, nas diversas questões que se apresentam referentes à Eucaristia, a distribuição da comunhão aos irmãos na comunidade, aos doentes, idosos, na assistência aos enlutados, na presidência da Celebração da Palavra com distribuição da Eucaristia e nas bênçãos”.

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão