Diocese de Santo André

Dom Cláudio dá palestra na Diocese, seu “primeiro amor”

Bispo por 21 anos na Diocese de Santo André, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM, visitou mais uma vez sua antiga casa ao palestrar sobre o tema “Papa Francisco e Apóstolo Paulo – Lâmpadas no Caminho”, o mesmo título de um de seus livros. O evento ocorreu no auditório da Cúria Diocesana, no Centro de Santo André, e foi promovido pela Livraria Paulus.

Feliz por retornar mais uma vez à Diocese de Santo André, Dom Cláudio chamou a terra do Grande ABC de seu “primeiro amor”. “Me sinto emocionado e muito feliz de estar aqui. São tantos anos que fiquei como bispo, 21, e faz mais de 20 que saí daqui. Foi um tempo muito interessante para mim e toda vez que volto relembro esta vida. A Diocese de Santo André foi meu primeiro amor”, confessou Dom Cláudio, que foi recebido por Dom Pedro Carlos Cipollini, atual bispo de Santo André.

Em sua palestra, Dom Cláudio destacou a importância do atual Papa e de São Paulo, lâmpadas para a Igreja. “É maravilhoso quando como começamos a olhar. Não é que só este Papa tem muito a ver com Paulo. Todos têm muito a ver. Mas olhamos o papa de hoje. Temos que levar o evangelho a todos, que atende o que Jesus disse na ascensão: ‘ide a todos os povos, fazendo meus discípulos. O Papa também quer uma Igreja missionária, que caminha com toda humanidade. E o Papa pensa nesta caminhada todos juntos, como amigos, e não como inimigos. Temos que ser luz e respeitando as diferenças”, frisou o Cardeal.

Quem assistiu à palestra aprovou o conteúdo e também aproveitou para rever um dos pastores do Grande ABC.  “Foi uma felicidade em revê-lo porque já fui funcionário da Diocese e ele assinou minha carteira de trabalho. Achei legal quando diz que a Igreja é um caminho de uma nova história e continua sempre em mudança, que não podemos ficar olhando a Igreja do passado para trazer para o presente. Então precisamos ser uma Igreja que vai para frente”, disse Eduardo Miranda Correia, da Fazenda Esperança.

Para Ana Maria Bezerra de Sena, da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha (Diadema), a palestra foi enriquecedora. “Orientou a enxergar as falhas que existem em nós, as necessidades da Igreja em saída. Não adianta ser comunidade e ficar apenas dentro de quatro paredes”, disse ela. “Temos que ser missionários na Igreja, respeitando outras religiões, mas mostrando que nossa leva a Palavra de Deus”, emendou Sandra Maria da Silva Costa, da Santo Antônio (São Caetano).

Para o gerente da unidade da Paulus de Santo André, Gilmar Bergmann, o evento agrega conteúdo aos leigos. “Foi uma oportunidade única e deu certo. Divulgamos a missão dele, seu trabalho. Trazer um autor desta capacidade é muito bom. Agora, vamos tentar trazer mais autores porque os leigos querem muito”, frisou Bergmann.

Após a palestra, Dom Cláudio autografou os livros e tirou fotos com os participantes na própria livraria, que fica próxima da Cúria Diocesana.

Texto e fotos de Thiago Silva

 

Compartilhe:

Nota de Repúdio às declarações do Vereador Luiz Henrique Watanabe

Comissão de Justiça e Paz promove roda de conversa sobre preservação das águas e ecologia integral

Unidade na Caridade: Encontro reúne entidades católicas para fortalecer ação social na Diocese

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

SAV Diocesano participa da Assembleia do Regional Sul 1

Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe celebra 16 anos de criação

Lideranças da Sub-região Pastoral São Paulo aprofundam sinodalidade e ecologia integral em encontro na PUC-SP

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas