“Acolhamos Padre Claudio em sua primeira comunidade”

Padre Ademir Santos de Oliveira, Vigário Geral da Diocese, presidiu a santa missa que empossou na manhã de domingo, (12/08), Padre Cláudio Pereira Santos como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com sede na Rua Silveira Sampaio, 109, no Bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo. Na ocasião, Diácono Celso Sais leu a provisão de nomeação diante de uma igreja totalmente tomada por mais de 350 fiéis.

Na presença também de autoridades, como a Deputada Estadual, Ana do Carmo e com a animação do ministério de música, onde um super afinado sax emocionava a todos, Padre Claudio recebeu o livro sagrado e proclamou a Palavra. Momentos de muita emoção também quando o novo administrador recebeu os instrumentos para bem desempenhar sua função como sacerdote de Cristo.

Em sua homilia, Padre Ademir nos recordou que “é o próprio Senhor quem nos fala para que alcance o nosso coração, e nos faça entender, de acordo com as necessidades que temos”. Continuando reforçou que “nas últimas três semanas estivemos falando da Eucaristia. E hoje aprendemos que é Jesus Cristo que nos sustenta. Ele é o próprio pão que veio do céu. Único pastor. O melhor pastor. Aquele que continua nos ensinando sobre as coisas de Deus”.

O Vigário Geral também alertou que “a fé não é uma roupa que entra e sai da moda. É algo essencial para a nossa vida. Elias também fraqueja em sua fé, em sua missão. Mas permanece aberto para ouvir a mensagem que chega de Deus. Isso pode e acontece a qualquer um de nós. O que importa é não ficarmos chorando o leite derramado. Levanta-te e anda. Ainda temos um longo caminho pela frente a percorrer”.

Sobre a posse do administrador paroquial disse assim. “Este é o primeiro amor na vida de Padre Claudio. Acolhamos o padre em sua primeira comunidade. Ele precisa de vocês. Rezem por ele, que ainda está cheirando o óleo de sua mão ungida. Tem só uma semana de ordenação. Também tem um longo caminho a sua frente para percorrer. Que você seja feliz aqui”.

Padre Claudio, ao final de celebração falou para uma assembleia compenetrada: “Que homilia linda faz Padre Ademir. Ele tem me acompanhado em minha caminhada. Esteve comigo na preparação vocacional, e também dentro do seminário. Que bom ver também o meu amigo, Diácono Celso, verdadeiro paizão. Trabalhei com ele em Rio Grande da Serra”.

Em seguida pronunciou que é “muito significativo ter tomado posse neste dia em que celebramos o Dia dos Pais. Meu antecessor, Padre Camilo me contou que também ele assumiu no Dia dos Pais. A questão paternidade é muito forte na Igreja, tanto que o significado do termo padre, é pai. Assim como todos nós, também a paróquia necessita de um pai, de um padre. Esta comunidade ficou muitos anos sem a ação de um padre. Eu mesmo ainda como diácono transitório permaneci aqui por quarenta e cinco dias, e senti como todos os paroquianos a verdadeira angustia de ir atrás de um padre que viesse aqui presidir as missas. Como faz falta um padre na comunidade. Agradeço a presença de todos vocês. Seguindo o que nos pede o Sínodo Diocesano, vamos caminhar juntos”.

Clique aqui e veja as fotos.

Texto de Humberto Pastore

Fotos de Taíse Palombo

Provisões – 25/09/2024

Nomeações e Decretos – 22/09/2024