Diocese de Santo André

Esclarecimento da Diocese

A respeito da transferência de Padre Rogério de Melo, CSS, da Paróquia Sagrada Família, na Região Pastoral São Caetano do Sul, a Diocese de Santo André acha por bem esclarecer que a citada paróquia foi confiada, tanto administrativamente como pastoralmente, para a Ordem Religiosa dos Padres Estigmatinos, cuja Congregação possui um Provincial que é quem indica as transferências.

O atual Provincial eleito é Padre Jordélio Siles Ledo, CSS, sacerdote que serviu esta mesma paróquia por mais de dez anos, e que decidiu pela transferência de Padre Rogério, fato comunicado por email ao bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

A confiabilidade da paróquia é definida em contrato entre a Diocese de Santo André e a Congregação Religiosa, cabendo ao bispo diocesano apenas acolher o sacerdote que chega, nomeando e dando posse. As decisões de transferências são todas do Providencial da Ordem.

Ainda sobre o caso específico da transferência de Padre Rogério, que está há só um ano e meio em nossa diocese, e vinha executando um belo trabalho de evangelização na Messe do Senhor, o bispo diocesano entende que ele poderia ficar ainda um bom tempo servindo na Paróquia Sagrada Família, mas, todavia, o Providincial Padre Jordélio necessitando dele em outro local, decidiu pela transferência.

Agora resta ao Provincial indicar ao bispo, o novo padre que ele escolher e pedir para que o bispo diocesano faça a nomeação. Aguardemos.

 

A seguir o comunicado que Padre Rogério distribuiu na Sagrada Família:

Minha transferência:

Fui nomeado pelo senhor Provincial da Província Santa Cruz, dos Missionários Estigmatinos – Pe. Jordélio Siles Ledo e seu Conselho, como pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na Cidade de Curitiba, PR.

Nós sacerdotes devemos estar sempre à disposição da Igreja e acolher uma transferência como vontade suprema de Deus. O Senhor é conhecedor das reais necessidades de Seu Povo. Amo São Caetano do Sul, sobretudo, a Paróquia Sagrada Família, no entanto, como Jesus tanto nos ensina, precisamos ir para outros lugares, avançar para águas mais profundas.

A vida de um consagrado é sempre uma partida, por isso, devo ir e levar a Boa Nova aos necessitados. Vou e deixo um pouco de mim, isto se chama Missão. Quem me transferiu não foi o senhor provincial, mas o “voto” de obediência que prometi viver no dia da minha profissão perpétua e em minha ordenação sacerdotal. O Provincial reafirma a vontade de Deus em minha vida.

Tenham certeza de uma coisa, Deus é o Bom Pastor, e Ele não abandona o Seu povo. Meu maior medo é não fazer a vontade de Deus!

Jesus é o exemplo de vida que quero viver, a luz que quero refletir, o amor que quero expressar e a alegria que quero compartilhar.

Rezem por mim!

Com carinho e gratidão,

Pe. Rogério de Melo, cssp-

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja