Diocese de Santo André

Último dia de Retiro do Clero: Jesus possuidor de um grande amor

Na conclusão do nosso retiro espiritual, Dom Luiz Cáppio continuou apresentando Jesus, o homem pobre, obediente e possuidor de um grande amor.

A partir de três textos bíblicos, Dom Luiz descreveu o amor de Jesus. Na cena da viúva de Naim (Lc 7,11-17), Jesus tem uma atitude simples, espontânea e solidária. Ninguém havia lhe pedido nada. Ele percebeu a tragédia daquela mãe viúva e agiu com solidariedade e compaixão. Quando temos consciência da nossa vocação, nos ocupamos com as dores e os sofrimentos das pessoas nas nossas comunidades, na prática deste amor solidário e compassivo. Padre, você está atento à dor do irmão que está sofrendo? Você se coloca à disposição quando ele precisa?

Na cena da mulher adúltera jogada diante de Jesus (Jo 8, 1-11), dom Luiz pediu que entrássemos na tragédia daquela mulher humilhada, que estava diante da morte violenta. Nesse amor, Jesus acolhe aqueles que vêm ao seu encontro; é sóbrio, inteligente, isento, reflexivo e tem saídas simples e práticas. Jesus não é um piedoso inconsequente. Jesus é verdadeiro com aquela mulher: eu não te condeno, mas você deve mudar de vida, vai e de agora em diante não peques mais (cfr. Jo 8, 11).

Na cena em que Pedro nega Jesus três vezes (Jo 18, 15ss), dom Luiz refletiu sobre o longo processo de conversão que Pedro viveu. A conversão de Pedro teve o seu ponto mais alto naquele olhar misericordioso de Jesus quando o galo cantou pela terceira vez e ele chorou amargamente. Jesus é o possuidor do amor que perdoa.

Padre, não vale a pena alimentar mágoas. Liberte-se delas! Cultive a alegria no seu coração! Volte a sorrir de uma alma limpa! Deixa Jesus te olhar nos olhos como ele olhou misericordiosamente nos olhos de Pedro e concluiu no coração dele o processo de conversão. Padre, você se converteu? Qual é a sua relação com Jesus e qual é a sua relação com os irmãos?

Jesus é possuidor de um grande amor simples e espontâneo que vai ao encontro dos que sofrem; é possuidor de um grande amor acolhedor que não condena, mas aponta o caminho; é possuidor de um grande amor que vai às últimas consequências e perdoa. Que ele nos ajude a amar como ele amou, concluiu dom Luiz Cáppio.

*

O Senhor está conosco todos os dias

Nestes dias de retiro espiritual nós rezamos, meditamos, trocamos ideias, partilhamos experiências e vida e, agora, voltamos absolutamente conscientes de que não estamos sozinhos. O Senhor está conosco. Ele nos chamou, escolheu, ungiu e nos está enviando. Ele mesmo nos diz que está conosco todos os dias, até o fim dos tempos (cfr. Mt 28, 20). Entregamos a ele nossas mãos e nosso coração e ele nos utiliza para exercer o seu sacerdócio em favor do povo.

Na celebração eucarística, Dom Luiz Cáppio sugeriu que os padres cultivem três devoções importantes. Padres sejam devotos do Divino Espírito Santo! Nós somos o que somos pela graça de Deus! O Divino Espírito Santo atua em nós e nós somos o que somos pela sua ação na nossa vida. Ele é para a Igreja o que o sangue é para o corpo.

Padres cultivem uma saudável devoção a Nossa Senhora! Os sacerdotes são os filhos prediletos de Nossa Senhora. Ela é a mais interessada no êxito da sua vocação presbiteral. Ensine o povo a cultivar a saudável devoção a Nossa Senhora.

Padres sejam devotos da Eucaristia! A eucaristia é o ponto de chegada e o ponto de partida do nosso ministério presbiteral. O padre que celebra com unção edifica o seu povo. Padre celebre esta missa como se fosse a sua primeira missa! Padre celebre esta como se fosse a sua última missa! Padre celebre esta missa como se fosse a única missa!

 

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco