Diocese de Santo André

Vocês são uma bênção de Deus, diz Dom Pedro aos milhares de jovens

O bispo Dom Pedro Carlos Cipollini não escondeu a alegria ao presidir a Santa Missa de abertura do Festival Vocacional. Ele afirmou que os jovens são uma bênção de Deus para a Igreja e o Grande ABC e que eles não deviam ter medo dos desafios da evangelização porque o Senhor está com eles.

Segundo Dom Pedro, Deus tem uma missão para cada jovem. “Deus está construindo um mundo novo, o do Ressuscitado. Nesta construção, cada um de nós levamos um tijolinho. Qual tijolinho Deus reserva para você? Juventude, ouve o apelo do Senhor e segue. Deus dá a força para cumprir a tarefa. Generosidade se traduz no sim em fazer a vontade Dele. Vocês podem dizer este sim”, disse o bispo. “Vocês são uma bênção de Deus para nossa Igreja, para o Grande ABC. Vocês ajudam a Igreja, se abrem ao amor, perfumam, dá cor e sentindo à sociedade que precisa de missionários, como o Sínodo nos convida em ser uma Igreja de acolhida e missionária”, completou Dom Pedro.

O pastor da Igreja do Grande ABC ainda recordou que Deus ama cada jovem incondicionalmente. “Vocês não podem se desvalorizar, ter auto-estima baixa. Deus ama cada um, meu irmão. Qual a prova? Só olhar Jesus crucificado. Não tem maior amor em dar a vida a quem ama. Que ninguém duvide do amor de Deus”, frisou.

Para Dom Pedro, o Festival leva os jovens a seguir o caminho que Deus quer para cada um. “É para tomar uma atitude diante do apelo de Jesus. A sociedade nos desagrega e nos chama para muitos lugares. É preciso decidir em nossa vida o rumo a tomar. Sabemos que o caminho é Jesus. Temos que decidir a cada dia por Ele. E Ele chama alguns para seguir mais radicalmente. Na vida religiosa, como sacerdote”, ressaltou. “Que esse festival ajude cada um de vocês para ouvir no coração o que Deus pede”.

 

Sentimento de pertença à Diocese

Uma das novidades que o Festival Vocacional de 2018 apresentou foi o Campus Pastore, destinado à apresentação das pastorais diocesanas de Santo André. O objetivo foi que os jovens tivessem o sentimento de pertença à Igreja do Grande ABC. “Além da Feira com as congregações, comunidades de vida, apresentamos também o Campus Pastore para apresentar aos jovens nossas pastorais. Eles entenderem que um dia podem estar lá coordenando estas pastorais”, explicou Pe. Everton Gonçalves Costa, assessor do SAV.

Os representantes das pastorais destacaram a importância de ter um espaço para eles. “Podemos apresentar nossos trabalhos, materiais. E faz os jovens entenderem a grandeza da Igreja. Algumas vezes, uma pastoral não tem em determinada paróquia, e aqui eles conhecem melhor o trabalho”, justificou Valéria Campos, das Equipes de Nossa Senhora. “Temos um espaço muito legal para divulgar o Terço dos Homens, incentivar a juventude a levar os homens para a Igreja, as famílias também”, disse Eduardo Lourenço, do Terço dos Homens.

 

Rosto Feliz da Igreja

Para os religiosos, o Festival Vocacional serviu para um verdadeiro encontro com Deus. “Serve para o jovem buscar seu encontro com a vocação, a vontade de Deus”, frisou o seminarista diocesano Bruno Xavier Beazutti. “É interessante que a Diocese se desloca para a realidade dos jovens. E temos como apresentar caminhos que eles podem seguir”, complementou Frei Thales, da Ordem Santo Agostinho.

A Ir. Odir Teresinha Brito, das Irmãs Beneditinas, disse que o evento serviu para congregar os jovens. “São vários acontecimentos de uma só vez. Isso é muito bom para evangelizarmos. O Festival também apresenta o rosto da Igreja, de alegria. Não o que a mídia passa muitas vezes”, ressaltou a irmã.

Compartilhe:

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

RECORDAR OS FALECIDOS

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes