Diocese de Santo André

Família, invenção de Deus

Nestes meses que antecederam às eleições, um dos temas recorrentes nos debates de forma explícita ou implícita foi a família. Ser a favor ou contra a família foi uma das interrogações pertinentes. Promover a família é tarefa desafiadora em uma época na qual todas as instituições comunitárias passam por dificuldades, e até mesmo, rejeição. Vivemos sob o signo do individualismo que impregna nossa cultura.

O papa Francisco sinalizando a importância da família, convocou dois sínodos para tratar do tema e escreveu a Exortação Apostólica “Amores Laeticia” (A alegria do amor), sobre a família. Aí ele inicia escrevendo: “Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio, o desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens… Porque a família não é um problema, mas uma oportunidade”.

Sabemos pela fé cristã que: a Deus aprouve salvar a todos não isoladamente, mas em comunidade, porque o próprio Deus é comunidade de amor trinitário. Sem união e comunhão não há salvação. Por isso Jesus veio reintegrar-nos na comunhão com o Pai pela força do Espírito Santo. Mais que nunca, portanto, a família, esta célula comunitária que sustenta a vida, deve ser preservada, compreendida e protegida.

É missão da Igreja Católica promover a família, como está concebida na Bíblia Sagrada, fazer com que se queira bem a família e que ela possa ocupar o lugar que Deus, seu autor, lhe reservou na sociedade humana. “A sociedade e a família assemelham-se ao arco de um palácio: se tirares uma única pedra, tudo desabará”, esta frase é do Talmud Babilínico de muitos séculos atrás.

A família está na origem da história da humanidade como projeto de Deus. Deus está comprometido com a execução deste projeto. Podemos dizer que Deus é totalmente a favor da família, porque ele é a favor do ser humano. Este projeto vai seguir em frente em que pesem os muitos desafios que a “cultura de morte” lhe lança. Assim como não há pessoa perfeita, não há família perfeita, o que não invalida sua existência.

Gostava de dizer o Papa João Paulo II: “O futuro da humanidade e o futuro da Igreja passam pelas famílias.” A família é santuário da vida em meio a uma desertificação da sociedade em termos de relacionamentos.

Agradecemos a Deus pelos casais que dentro e fora da Igreja Católica, não têm poupado esforços para incentivar as famílias, pois a sociedade não é senão o desenvolvimento e extensão do que é a família.

 

Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo Diocesano de Santo André

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor