Para se fazer presente a todos os fiéis católicos e para pôr em prática o que pede o 8° Plano de Pastoral: “Ser uma Igreja em saída e em estado permanente de missão”, a Diocese de Santo André instalou mais uma Quase Paróquia, a Imaculada Conceição Aparecida. Foi na sexta-feira, dia 12 de outubro, às 17h, na Rua Primo Bechelli, 310, no Parque Selecta em São Bernardo do Campo, quando Dom Pedro Cipollini presidiu a missa de instalação e de posse de Padre José Aparecido. A nova Quase Paróquia tem em seu território a Capela Santo Expedito, Capela São Francisco de Assis, Capela Santa Rita de Cássia, Capela São João Batista e Capela São Pedro e São João.
A solenidade teve início às 16h30, quando mais de 1.500 fiéis formando uma grande multidão percorreu em procissão as ruas desde a Capela Antiga, na Avenida Sérgio Trevisan, até a igreja nova, como atestam as fotos de Elaine Venciguerra.
Da mensagem de Dom Pedro destacamos que “Maria é para nos a estrela evangelizadora. Maria é prova de que quem se humilha será exaltado. E hoje nasce aqui uma paróquia, e peço a todos vocês sejam sal, luz e missionários. Agradeço a todos que colaboraram para que esse dia acontecesse. Esta Igreja é a casa da mãe, não tenham medo e sim coragem. Maria é a mãe de todos e cuida de cada um de nós. Maria nos ajude a crescer na fé”.
Ao apresentar o sacerdote que ficará a frente desta nova Quase Paróquia, o Padre José Aparecido, Dom Pedro recordou que: “O padre é um tesouro encontrado, e a nossa Diocese por ser muito grande conta com a dedicação total dos padres que aqui trabalham por nós. Rezem por eles e rezem por mim também”.
Os preparativos tiveram início há mais de quatro meses, e uma pessoa esteve a frente de todo este trabalho, é o Padre José Aparecido. Ele falou do ritual de instalação da Quase Paróquia. “Essa mudança traz responsabilidade, passamos de capela para matriz paroquial. Nos tornamos um núcleo de referência e administração do território. Estou superfeliz pela questão de sermos quase paróquia, acolhedores e missionários”.
O termo quase paróquia é o nome dado para o período de transição de capela para núcleo paroquial, que pode ser por até dois anos. A fase serve para preparação da igreja, que deverá cuidar de todos os detalhes administrativos e burocráticos para o novo funcionamento, antes de se tornar de fato uma paróquia.
Clique aqui e veja todas as fotos.