No dia 13 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Centro, ocorreu o encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro. A comunidade estava se preparando para esse dia desde a abertura, no dia 16 de fevereiro. Durante os 9 meses de comemoração houveram grandes eventos, romaria à Aparecida, festa e missa todos os dias 16.
A celebração foi presidida pelo nosso querido bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e o pároco Padre Jean Rafael Eugênio Barros. O dia foi preparado com muito carinho, a Pastoral da Comunicação criou um folheto próprio para a comunidade acompanhar a celebração e guardar de recordação. Houveram trompetes para a entrada de Nossa Senhora de Fátima e após a sua entrada ao som do seu hino, os pastorinhos levaram o terço até as mãos dela.
Também acompanhamos a história da comunidade desde o início, a sua criação, as reformas, os padres e seminaristas que por lá passaram e todos que auxiliaram na construção e transformação do espaço. Após o texto, o Hino do Jubileu que foi composto pelo paroquiano Victor Henrique Oliveira foi tocado e cantado pela comunidade inteira jubilosa!
Em sua homília, Dom Pedro falou sobre o trabalho e a união de uma comunidade para se transformar e chegar até os 50 anos de história.
No momento do ofertório, foram levadas até os pés de Nossa Senhora de Fátima 50 velas pelos paroquianos, cada uma simbolizando um ano de caminhada. Aproveitamos o momento para firmar compromisso com a comunidade e ofertamos também os itinerários do 8° Plano de Pastoral, que agora ficam visíveis a todos, através dos banners expostos na paróquia.
Antes de encerrar a celebração, houve a inauguração de azulejos que foram instalados no átrio da paróquia, deixando a mostra os tijolos que foram usados na construção e cada um deles com um significado especial: A diocese de Santo André, Nossa Senhora de Fátima e Cristo.
Após a celebração o famoso bolo de Nossa Senhora de Fátima foi distribuído aos fiéis presentes na festa e no salão paroquial foi montado um mural de fotos enviadas pelos próprios paroquianos, que mostra a trajetória de vida que existe na comunidade. Também foi montado um espaço para tirar fotos e gerar recordações desse momento tão lindo e especial.
Em carta aberta de agradecimento à comunidade, o pároco Padre Jean cita que a igreja é uma instituição familiar e tem a missão de educar e evangelizar, pois todos nós somos a porta de entrada para acolhida ou expulsão de fiéis que procuram a igreja. Cita também que o cartão de visitas de qualquer paróquia é o atendimento inicial, sorriso no rosto, trabalho em equipe, saber como lidar com as pessoas, gentileza. E em suas próprias palavras diz ‘’ O grande desafio não é saber lidar com os problemas das pessoas, e sim aprender a lidar com as pessoas. Por isso, venho por meio deste agradecer imensamente a cada família, paroquiano(a) que se envolveu nestes nove meses de dedicação celebrativa e empenhos nas diversas atividades realizadas em nossa amada Paróquia sob o título de Nossa Senhora de Fátima, que muito me alegrou junto a presença de nosso PASTOR E GUIA, Dom Pedro que com sua simpatia e amor de pai pelos filhos desta porção de sua Diocese oficializou a Eucaristia com esmero e dedicação a nós, exortando-nos com palavras de PAI terno e observador, incentivando-nos a penitência comprometida e libertadora, como gesto de oração e proximidade com Deus e os irmãos.’’