Diocese de Santo André

Diocese marcou presença em encontro estadual da Pascom

Conforme o itinerário quatro do 8° Plano Diocesano de Pastoral, a comunicação nas paróquias deve ser melhor trabalhada e as pastorais da comunicação, as PASCOMs, criadas ou fortalecidas. Com esse intuito, alguns representantes de nossa diocese participaram do 23° Encontro Estadual de Comunicação, promovido pela equipe da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1. Eram eles o Pe. Tiago Silva, diretor de comunicação da diocese de Santo André, a Fernanda Minichello, coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação e o seminarista Cauê Ribeiro, que acompanha esta pastoral.

O encontro aconteceu na cidade de São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e teve como tema “Cristãos leigos e leigas: comunicadores da verdade”. Com a abertura feita na presença de Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, de Dom Vilson Dias, bispo de Limeira e referencial no regional para a Pastoral da Comunicação, e de Dom Devair Fonseca, bispo auxiliar de São Paulo.

Leigos e clérigos de várias dioceses do estado de São Paulo estavam presentes neste encontro, refletindo, com o auxílio de alguns assessores, sobre o papel do leigo na comunicação da Verdade, que é Jesus Cristo.

Este encontro anual também é um momento oportuno de encontro com os agentes da Pascom de diversos cantos, que compartilham suas experiências, alegrias e cansaços diante das realidades tão complexas para a Evangelização.

No primeiro dia, houve a conferência do jornalista Aldo Quiroga sobre o papel do profissional cristão na mídia laica.

Já no segundo dia, aconteceram três conferências. A primeira da Prof. Ivenise Santinon, da Puc-Campinas, sobre a teologia do laicato e sua missão. Depois, a Ir. Joana Puntel, fsp, apresentou a espiritualidade do comunicador cristão. Por fim, a presidente do Conselho Regional Sul 1 de Leigos, Fátima Ferre, abordou algumas experiências sobre o ano do laicato, com uma bela perspectiva para o futuro.

O encontro foi encerrado com uma visita à Cripta e aos sinos da Catedral Metropolitana de São Paulo, a Catedral da Sé, seguido da celebração eucarística presidida por Dom Odilo.

Texto: Cauê Ribeiro Fogaça, seminarista da Diocese de Santo André

Fotos: Pascom Regional Sul 1

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão