Diocese de Santo André

Cuidando dos idosos, cuidando do Senhor

Sabe aquele serviço na Igreja que poucos querem porque gera muito sacrifício e é pouco reconhecido? Assim pode resumir o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que comemora 14 anos de evangelização no Brasil e teve a data festejada na Diocese de Santo André com Santa Missa, presidida pelo Pe. Miguel Frutuoso, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no dia 3 de novembro.

O padre, também assessor da PPI, destacou como o trabalho dos membros da Pastoral é bem-visto diante de Deus. “Quando nos apresentarmos ao Senhor, Ele vai falar: ‘Lembro muito de você, ajudou muito, visitou-Me muitas vezes, trouxe alegria ao Meu coração’. Porque tudo que fazemos a uma pessoa idosa enferma é para Deus que estamos fazendo. Trabalhar em uma pastoral dessa é um serviço direto para Deus por meio dos irmãos”, frisou o sacerdote.

Segundo os servos da Pastoral, além de ajudar o próximo, o trabalho é gratificante. “Também recebemos carinho e aprendemos com eles porque têm coisas bonitas para nos falar. Eles já passaram por muitas coisas e aprenderam mais do que nós”, explicou Adolfina Pereira de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Santo André). “Sinto-me muito bem em realizar este trabalho. Vamos para a rua e vemos um mundo mais amplo. Só tenho a agradecer a Deus e, se pudesse falar para todos, experimentem trabalhar nesta pastoral porque é muito bom”, emendou José Edson dos Santos, da Bom Jesus de Piraporinha (Diadema).

Para a assessora da Pastoral, Ivone Alexandroni Ferrari, o objetivo, além de evangelizar, é que os idosos não fiquem sozinhos quando estão debilitados. “Vamos nos esforçar, cada um fazendo sua parte, para aumentarmos sempre mais o número de pessoas idosas acompanhadas pela Pastoral. Por meio do Evangelho e da oração, Jesus nos renova a cada dia em nossa missão”, disse ela.

O Vigário Episcopal para Pastoral da Diocese, Pe. Joel Nery, ainda deu uma palavra de agradecimento aos servos. “O serviço que fazemos é por Ele e pelo Reino. Jesus veio e olhou de forma muita especial para quem mais precisa e, com este trabalho, recordamos a tarefa de Jesus, como Ele foi ao encontro das ovelhas feridas. Nem sempre é fácil a tarefa, mas lembrem-se que fazemos a nossa vida e nossa missão se associando a Dele”, finalizou.

 

Clique aqui e veja todas as fotos.

Texto e fotos de Thiago Silva

 

Compartilhe:

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025