Nossa Diocese participa do Encontro da Campanha da Fraternidade 2019

Aconteceu no período de 9 a 11 de novembro em Itaici, no Interior de São Paulo, o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade 2019, promovido pela Regional Sul 1 da CNBB, com apresentação do texto base da Campanha da Fraternidade (CF), que tem como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça. (Is.1,27)”. O Encontro contou com representantes clérigos e leigos da Diocese de Santo André.

A exibição do documentário “Coragem! As muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns”, fez todos refletirem sobre a necessidade de compreender o cenário nacional, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, para que juntos busque-se possibilidades para a resolução dos problemas, participando ativamente dos mecanismos de participação existente na sociedade.

Carlos Signorelli – da Comissão de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, explanou a respeito da “Análise de Conjuntura” e os vários pontos turbulentos da conjuntura política social nacional, tais como as fake wews, as utopias sociais e políticas do contexto mundial.

O Prof. Felix Fernando Siriani – da Pastoral Escolar, na parte do VER, declara que o desafio maior desta Campanha é encantar a população frente a um tema tão importante e nos alerta que para uma eficaz formulação de políticas públicas é necessário compreender os processos e os ciclos que as envolvam.

Pe José Nelson – da Diocese de Campo Limpo, mostra que o JULGAR precisar estar pautada na palavra que Deus. Cita o Objetivo Geral da CF/2019 que é estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

A cerca do AGIR, a palestra ministrada por Toninho Evangelista, ressalta a importância de “superar as dualidades sociais e existenciais que interferem ou comprometem as ações e comportamentos cotidianos em relação à fé e a política” É fundamental que os leigos e leigas que atuam e dão testemunho cristão na política sejam acolhidos e acompanhados por suas comunidades e paróquias, precisa ter coragem e agir com efetiva participação nos processos políticos sem perder de vista os ensinamentos da Palavra de Deus.

Texto de Pe. Frei Geraldo