Diocese de Santo André

Feliz Ano Novo: Mensagem especial de padre Joel Nery

Queridos irmãos, clérigos, consagrados (as), leigos (as)

 

Encerramos mais este ano pastoral com o coração em júbilo diante de tantas bênçãos que o Senhor derramou sobre nossa Diocese.

Foi um ano de muito trabalho para todos nós, mas seguimos firmes, animados pelo Espírito de Deus. Olhando para trás, vemos uma Igreja que caminhou na unidade em busca de um mesmo “Sonho missionário de chegar a todos”.

Celebramos o Ano do Laicato testemunhando a coragem e a disponibilidade de tantos leigos e leigas, sujeitos eclesiais, que foram “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Desde a promulgação da Constituição Sinodal, em abril, vemos uma nova motivação em nossas comunidades.

Houve uma mobilização para a constituição e fortalecimento dos Conselhos Paroquiais, Regionais e Diocesano: CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais), CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), CRP (Conselho Regional Pastoral), CDP (Conselho Diocesano de Pastoral). Estes conselhos têm papel primordial na execução das ações previstas no 8º Plano Diocesano de Pastoral, pois são eles, que melhor conhecem a sua realidade paroquial e regional; e que tem, portanto, condições de planejar e definir os melhores caminhos a serem trilhados nos próximos 5 anos.

Leigos, clérigos e consagrados organizaram-se por meio dos tríduos regionais para o estudo da Constituição Sinodal. Nas paróquias, os CPPs fizeram um sobrevoo pelo documento para conhecer um pouco mais sobre o fruto de todo o percurso sinodal. Nas regiões estudaram os Estatutos dos Conselhos e refletiram sobre como pôr em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral. Os coordenadores e assessores de pastorais diocesanas também realizaram encontros de formação sobre a Constituição Sinodal.

A pastoral da Acolhida e o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) ganharam um novo vigor a partir da realização das assembleias diocesanas, que constituíram representantes paroquiais e regionais para motivar e dar encaminhamentos aos itinerários previstos no plano, que tem como foco o acolhimento e a missão.

O encontro com funcionários e atendentes paroquiais, aconteceu em cada uma das 10 regiões, de forma a aproximar e promover a interação dos atendentes entre eles e com os funcionários da cúria. A formação, prevista no itinerário 3, teve como objetivo fortalecer as estruturas de acolhimento.

Neste ano, as paróquias e a PASCOM (Pastoral da Comunicação), acreditando que a comunicação é de extrema importância para melhor evangelizar, investiram na criação, fortalecimento e formação das PASCOMs paroquiais.

Foi criada a comissão teológica, exigência prevista nos Itinerários 2 e 8, para a produção dos subsídios de formação e materiais gráficos que busquem refletir sobre o Querigma, a Iniciação à Vida Cristã e a Cultura e Espiritualidade do Acolhimento.

Nos planejamentos e calendários para 2019, já se identifica a preocupação de cada paróquia, região e coordenações diocesanas com o acolhimento e a missão.

Cheios de gratidão por cada irmão e irmã que nos ajudou ao longo do percurso realizado em 2018, na ternura e simplicidade do Menino Deus, encarnado em nossa realidade, desejamos que nosso caminhar ao longo de 2019, seja iluminado pela ação do Espírito do Senhor a quem nos entregamos.

 

Padre Joel Nery

Vigário Episcopal para a Pastoral

Em nome da Coordenação e do Centro Diocesano de Pastoral

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão