Diocese de Santo André

Três seminaristas ficam mais perto do sacerdócio

Três seminaristas da Diocese de Santo André deram passos importantes para a ordenação sacerdotal, no dia 2 de dezembro, na Paróquia Santa Maria Goretti (Santo André): Eduardo Coelho Lima foi acolhido no ministério do leitorado, enquanto Cauê Ribeiro Fogaça e Jorge Luis Gomes Bonfim foram admitidos à ordem sacra.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelos reitores das Casas de Formação de Teologia e Filosofia, Pe. José Aparecido Cassiano e Pe. Dayvid da Silva, respectivamente, e pelo diretor da Casa de Formação do Propedêutico, Pe. Vagner Franzini (também pároco local).

Eles, que estão na Teologia, não esconderam a felicidade em trilhar o caminho rumo ao sacerdócio. Antes da ordenação diaconal e sacerdotal, seminaristas são admitidos à ordem sacra e depois acolhidos aos ministérios do leitorado e acolitado. “É uma resposta oficial da Igreja que percebe em nós sinais de vocação. É um momento de encontro que a Igreja diz que estamos dando passos concretos e que nós manifestamos o desejo de chegar ao ministério ordenado”, explicou Cauê. “É uma resposta ao Reino de Deus, que foi plantado por Jesus Cristo e que continua agindo em nossas vidas”, completou.

Jorge ressaltou a importância do rito de entrada às ordens sacras, sendo a primeira etapa da ordenação sacerdotal. “A Igreja nos reconhece como seminaristas e é um sinal de muita alegria. Que o Senhor possa nos abençoar para sejamos melhores como testemunhas na evangelização”, frisou.

Para Eduardo, o chamado de Deus é uma busca generosa que “nós respondemos sim a Jesus”. “Estou muito feliz por dar este passo na formação, rumo ao presbiterado. O ministério de leitor é proclamar a Palavra de Deus em todos os lugares. E é isso que vou buscar fazer, com a graça de Deus”, disse.

Dom Pedro pediu ao povo que interceda pelos seminaristas para se tornarem bons padres e ajudar na evangelização do Grande ABC, que tem 105 paróquias, mas que ainda precisam de sacerdotes. “Jesus deu uma pista para termos padres bons: orai ao Senhor da Messe. A oração do povo de Deus é que faz ter padres bons. Que vocês possam orar pelos sacerdotes, bispos, seminaristas, para que eles possam perseverar e ser generosos, para seguir Jesus neste caminho bonito”, afirmou.

*

Bênção

Depois da Santa Missa, Dom Pedro ainda abençoou o novo Centro Catequético da Paróquia Santa Maria Goretti. “É uma conquista porque tivemos dois anos de obra para que pudéssemos ter estas salas. Nossas crianças, jovens, adultos, pastorais vão anunciar o Reino de Deus e muitas pessoas serão evangelizadas aqui. Precisávamos ter um espaço físico para receber os ensinamentos de Cristo para nossa vida. Agradeço a Deus e à comunidade, que comprou esta ideia para que tivéssemos nosso Centro Catequético.

 

Clique aqui e veja todas as fotos.

 

Texto de Thiago Silva

Fotos de Eva Casagrande

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025