Diocese de Santo André

Catequistas do Batismo aprofundam intimidade com Deus para atuação na Região São Bernardo Anchieta

Manhã de Espiritualidade com a missionária da Imaculada – Padre Kolbe, Edvanda Leal Santana, reuniu representantes de dez paróquias no domingo (27/01), no início das atividades da pastoral da Diocese de Santo André

 

Confiança, diálogo, conhecimento e proximidade! Estas foram as palavras-chave escolhidas por 40 catequistas dos Pais e Padrinhos do Batismo da Região São Bernardo – Anchieta da Diocese de Santo André, a fim de renovar o compromisso e aprofundar a intimidade com Deus para a atuação pastoral em 2019 , durante a ‘Manhã de Espiritualidade’ realizada no domingo (27/01), no Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim Laura, na cidade são-bernardense.

Durante três horas de atividade, participantes integraram momentos de oração, meditação da palavra e louvor conduzidos pela missionária da Imaculada Padre-Kolbe, Edvanda Leal Santana, que atua na Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe (Riacho Grande – São Bernardo do Campo).

A dinâmica chamou a atenção para sentimentos que despertassem uma relação mais profunda com a religiosidade, ao resgatar lembranças sobre quem foi fundamental para cada participante adentrar a vida religiosa – ocasião em que foram acesas duas velas representando a gratidão e reconhecimento -, além de cada catequista receber a unção do óleo da Terra Santa, com o intuito de receber as bênçãos de Cristo na caminhada deste ano.

“O objetivo desta manhã foi reforçar a espiritualidade, isto é, para esse primeiro semestre (de 2019), cada um e cada uma olhar para si, para sua experiência com Deus e no dia a dia permear a ação pastoral”, sintetiza.

Assim como na luta pela superação dos desafios apresentados em sua vida, Edvanda já enxerga um legado daquilo que foi apresentado no encontro.

“Fica o incentivo em despertar os participantes para o cultivo dessa vida mais profunda, dessa direção espiritual para que, de fato, não seja apenas uma ação isolada. Mas que seja permeada pela sua espiritualidade, isto é, pela sua experiência com Deus. Somos chamados a evangelizar, falar de Jesus (em nossas comunidades), mas como falarei dele, se primeiramente não fiz essa experiência?”, indaga.

 

*Exemplo de comunhão

Catequistas da região da pós-balsa representando a Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, destacaram a união e a reflexão dos participantes como essenciais para o crescimento da evangelização no início das atividades da pastoral.

“Já usamos os métodos e símbolos que são passados (no encontro). Mas o momento de espiritualidade é sempre importante para a caminhada”, conta a dona de casa Renata Carla Rodrigues de Andrade, 44 anos.

“A comunhão e todos empenhados na mesma espiritualidade e vocação nos traz mais força para a catequese com os pais e padrinhos”, revela a diarista Nedira de Moraes Silva, 53 anos.

“Toda a inspiração para nossa atuação na comunidade tem que vir de Deus”, reforça o agente de segurança Reginaldo José da Silva, 55 anos.

“Foi muito positivo e enriquecedor para nós”, completa a doméstica Maria Silva de Moraes, 64 anos.

 

*Renovação da fé

Para o gerente de produção, Luciano Bezerra Xavier, 44 anos, paroquiano da Igreja Santo Antônio, no Bairro Batistini, em São Bernardo do Campo, a mensagem deixada pela manhã da espiritualidade é a renovação e o fortalecimento da fé.

“Todos esses encontros são muito importantes para nós. E cada aprendizado desse complementa a formação do batismo em nossa paróquia”, atesta, ao destacar o desenho de uma mulher grávida acompanhada da palavra vida, durante momento da dinâmica.

“E Deus representa essa vida”, emenda.

*

Legado do encontro

Como parte do início das atividades da programação anual da Catequese Com Pais e Padrinhos do Batismo, a ‘Manhã de Espiritualidade’ reuniu 40 participantes de dez paróquias. “Considero proveitoso, gratificante e compensador para todos nós”, diz, entusiasmada, Marina Cortes Cavalcante que, ao lado do marido Antônio Fonseca Cavalcante, coordena o setor na Região SBC – Anchieta.

O calendário prossegue com a realização da primeira reunião ordinária do ano, em fevereiro, e o Encontro Regional Ampliado, com as participações das cidades de São Bernardo, Diadema e São Caetano do Sul, no próximo dia 26 de abril, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, na Praça São João Batista, no Rudge Ramos.

 

*Momento de despertar

Ao lado da esposa Eliane Castilho Cunha Martinez, José Carlos Serrano Martinez coordena a Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André e destaca que a atividade foi um grande despertar para todos e todas na missão de realizar um grande trabalho em cada paróquia no ano de 2019.

“Às vezes começamos o ano meio frio e desligado com tudo que acontece. Por isso esse tipo de atividade é muito importante para reanimar as pessoas e reforçar a espiritualidade dos catequistas, mostrando que, primeiramente, temos que se aproximar de Deus para depois se pensar nos afazeres durante o ano”, analisa.

*

Reportagem e fotos de Fábio Sales

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão