Diocese de Santo André

Dom Nelson mantém tradição e celebra missa em memória da Beata Albertina Berkenbrock

O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, celebrou no último domingo (13/01), a missa em memória à Beata Albertina Berkenbrock (1919-1931), na Capela São Luiz Gonzaga, na cidade de Imaruí, em Santa Catarina.

A iniciativa ocorrida sempre no início de cada ano é simbólica: em seu período de férias, Dom Nelson sempre faz questão de presidir uma celebração em sua terra natal, a mesma de Albertina, que é prima-irmã de sua mãe Leonila Berkenbrock, ou seja, prima em segundo grau do bispo.

Em seu itinerário, ele também visita os restos mortais da Albertina – onde foi realizada a exumação na própria igreja, por conta da beatificação, em 2007- e o cemitério onde estão sepultadas a mãe e a irmã Nair, que faleceu em maio de 2018.

“É um lugar muito importante na vida de Dom Nelson. Ele faz questão de estar ali. Como sempre acompanho o Dom Nelson, percebo esse carinho, essa devoção, esse amor para com a Albertina e para com seus entes queridos já falecidos. E cada vez que reza essa missa toda a vizinhança e parentes fazem questão de estarem presentes. É um modo de rever o filho da terra que se tornou bispo”, conta a Irmã Maurinea Santos.

*

Centenário de nascimento

No próximo dia 11 de abril será celebrado o centenário de nascimento de Albertina Berkenbrock. A missa acontecerá na Capela São Luiz Gonzaga, em Imaruí, que é próxima ao local do martírio, onde está o Museu de Albertina, com depósitos de objetos sobre graças alcançadas. A construção de um grande santuário em homenagem a Albertina também deverá ser realizado em breve.

 

Processo de canonização

Beatificada em 18 de outubro de 2007, Albertina Berkenbrock poderá ser canonizada em breve. O processo está em andamento e depende da aprovação do Vaticano, mediante a organização de provas de exames médicos que comprovem as curas e milagres de pessoas protagonizados pela menina mártir, assassinada aos 12 anos, no ano de 1931, ao resistir uma tentativa de estupro para manter a virgindade.

Mais informações sobre a vida e devoção à Beata Albertina Berkenbrock acesse: http://www.beataalbertina.com/

*

Reportagem de Fábio Sales, com informações e fotos da Irmã Maurinea Santos

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão