Congresso Diocesano da RCC reúne mil pessoas em Ribeirão Pires

No último domingo, 21 de abril, o Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires, recebeu o  Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Santo André. Este momento integra uma série de encontros realizados em todas as dioceses do estado de São Paulo, atraindo cerca de mil fiéis das sete cidades do ABC.

O congresso, marcado por um dia de profunda espiritualidade durante todo o dia, ofereceu aos participantes uma programação diversificada que incluiu pregações, orações, louvores, adorações, além de momentos especiais de cura e libertação. O tema deste ano, “A paz esteja contigo! Como o Pai me enviou, assim eu vos envio a vós” (Jo 20, 21), inspirou as atividades, que foram conduzidas pelo núcleo estadual da RCC-SP.

O dia começou com a oração do Santo Terço e a entronização da imagem de Nossa Senhora, consagrando o encontro à intercessão da Virgem Maria. Isabel Pimenta, coordenadora da Diocese de Piracicaba, abriu as pregações com uma reflexão poderosa sobre a submissão à vontade divina, centrada no versículo “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14a).

A celebração da Santa Missa, presidida pelo assessor eclesiástico da RCC, Padre Cláudio Pereira, destacou a figura do Bom Pastor e a importância de pastorear o povo de Deus. Seguiu-se um momento de adoração conduzido pelo Diácono Haroldo Bezerra, que deu a benção a todos os presentes com o Santíssimo Sacramento.

Outros momentos significativos incluíram a pregação do coordenador estadual da RCC-SP, Rinaldo Oliveira, que enfatizou a necessidade de uma vida verdadeiramente carismática, e a homenagem à coordenadora diocesana Vilma Marcelino, que anunciou o término antecipado de seu mandato.

Alisson Mendes, da RCC de Osasco, encerrou as pregações com um chamado à unidade e perseverança na fé, ressaltando que “é tempo de se doar pelo outro”.

Além das atividades espirituais, o congresso também promoveu ações sociais, com a entrada sendo um quilo de alimento não perecível, destinado a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Para os mais jovens, houve espaços de evangelização voltados para crianças e adolescentes entre 05 a 14 anos, através do Congressinho.

Fotos e texto: Comunicação da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Santo André