Diocese de Santo André

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

 SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI
19/06/2025 – Leituras: Gn 14,18 – 20; 1Cor 11,23-26; Lc 9,11-17
Homilia – Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo de Santo André

Caros irmãos e irmãs. Hoje celebramos a solenidade do Corpo e Sangue do Senhor Jesus que nos é entregue por amor. A Eucaristia faz, reúne e une a Igreja; e a Igreja faz a Eucaristia, dom total de amor divino: “tendo nos amado amou-nos até o fim”. A Eucaristia é o coração palpitante que dá vida ao corpo místico de Cristo, a sua Igreja. É escola de caridade e solidariedade.

            No dia de hoje, a Igreja revive o mistério da quinta-feira santa, porém, à luz da ressurreição. Também na quinta-feira santa se realiza uma procissão eucarística no final da celebração, na qual acompanhamos Jesus do Cenáculo onde instituiu o Sacramento da Eucaristia, até o Horto das Oliveiras. Naquela noite Jesus foi entregue nas mãos dos malfeitores após ser traído. Ele se entregou por amor e assim vence a noite, passando pela morte. Cruzando as portas da morte, ele ressuscita e se converte em pão vivo: alimento inesgotável ao longo dos séculos.

            Na solenidade do dia de hoje, nós retomamos a procissão da quinta-feira da paixão do Senhor, mas, porém, na perspectiva da ressureição: o Senhor Jesus ressuscitou e caminha conosco, alimentando-nos ao longo dos éculos. Na procissão da quinta-feira santa acompanhamos Jesus na solidão de sua paixão, na procissão de hoje o acompanhamos, seguindo-o. Ressuscitado Ele vai à nossa frente, acompanha-nos até os confins do mundo na missão de levar a alegria do Evangelho a todos.

            Levamos Jesus na Eucaristia pelas ruas de nossas cidades. Consagramos a Ele nossa cidade, as casas e todos os locais onde se vive na cidade: que nossa vida de cada dia com seus sofrimentos e alegrias sejam impregnadas de sua presença. Colocamos assim diante de Jesus o sofrimento dos doentes, a ansiedade dos jovens, a esperança das crianças e a tristezas dos idosos, as tentações, os medos e angústias de todos em cada dia. A procissão, a benção do Santíssimo e esta celebração Eucarística, quer ser uma grande benção pública de Jesus Eucarístico para nossa cidade pois Ele mesmo, Jesus Cristo é uma benção para toda a humanidade.

            Daqui de nossa Catedral, quero bendizer a Deus porque estamos unidos como Diocese, em inúmeras celebrações que se realizam em nossas cidades. Bendigo a Deus pelo fervor eucarístico de nosso povo fiel, dos padres e diáconos, dos inúmeros ministros extraordinários da distribuição da sagrada Comunhão Eucarística, pelo esforço em solenizar este dia como festa da Eucaristia, da comunhão e unidade, que temos em Cristo, pão da vida. Manifestamos assim o que somos: povo reunido na presença de Jesus Cristo, nosso único salvador, somos um, com Ele e Nele.

            Na Eucaristia Jesus está presente em corpo, sangue, alma e divindade. Ele está presente caminhando conosco pelas estradas da vida. Por isso, hoje, nesta festa da gratidão, nos ajoelhamos diante dele para agradecer e adorar. Adorar o Corpo de Cristo é acreditar que neste pão se encontra realmente a Jesus Cristo, o filho de Deus que dá sentido à nossa vida e ao universo todo, à criatura “mais pequena” e à história humana.

            Hoje, agradecemos a Jesus porque se doa a nós totalmente para que aprendamos a amar e servir, doando nossa vida por amor assim como Ele fez. Alimentando-nos dele, é Ele que nos transformará Nele, e não é nosso corpo que o assimilará, como fazemos com os alimentos. É este alimento divino que nos transforma nele. Que maravilha fez por nós o Senhor, agradeçamos e adoremos Jesus na Eucaristia.

            A Eucaristia faz de uma comunidade humana um “mistério de comunhão”, capaz de levar Deus ao mundo e o mundo para Deus. Quem se alimenta do corpo e sangue de Cristo não pode ficar indiferente diante das divisões, injustiças e sofrimentos que assolam o mundo. Pois este pão é aquele que veio para que todos tenham vida e vida plenamente.

            Por isso, neste dia nos é apresentado o Evangelho da multiplicação dos pães. Num lugar deserto, Jesus acolhe a multidão, cura seus males e ensina-lhes a Palavra. Sacia os corpos famintos, dando-lhes o pão e ao mesmo tempo, Ele mesmo torna-se pão da vida, que alimenta a vida espiritual do povo de Deus.

Não havia alimento para o povo. Para os discípulos a fome do povo se resolve em comprar e vender pães. Esta é a mentalidade do sistema injusto que domina o mundo através do dinheiro. Para Jesus a fome se resolve com a partilha do pão. Jesus abençoa, reparte e dá os cinco pães e dois peixinhos que foram encontrados entre a multidão. São os mesmos gestos que ele fez ao instituir a Eucaristia. Ele não distribui o pão diretamente ao povo, mas dá aos seus discípulos para que eles distribuam: dai-lhes vós mesmos de comer. Os discípulos devem repartir, partilhar e ensinar a partilha. Só assim o Reino de Deus se torna presente no mundo até ser definitivo na eternidade.

            Deste modo, Jesus nos deixou como herança, não apenas belas palavras e nem somente boas lembranças, mas deixou-nos o seu próprio corpo e sangue, ou seja, sua vida concreta: “Este é meu corpo que é dado por vós, para a vida do mundo”.

Da Eucaristia recebemos a forças para amar e servir, não apenas quando sentimos vontade, quando somos movidos pelo sentimento ou atração. O amor não é somente isso, o amor é sobretudo doação. Eis a grande lição que a Eucaristia nos dá. O amor não é só sentimento, ele requer também, vontade e decisão. Por isso amar é um mandamento.

            Para aprendermos plenamente o que é o amor devemos olhar para a Eucaristia, corpo e sangue do Senhor e dela nos alimentar. Na Eucaristia aprendemos que amar é sacrificar-se, partilhar e estar presente.

            Peçamos ao Senhor neste dia santo para nós, nós que estamos aqui para santificá-lo e honrá-lo, que nos seja dada a graça de um coração eucarístico, para que todos creiam em Cristo, e a vida divina em nós se propague pelo mundo todo.

 Amém

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?