Diocese de Santo André

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

No dia 14 de junho, aconteceu no audiório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, o Encontro Namorados & Noivos, com o tema “Escolhidos para viver em santidade”. A iniciativa reuniu mais de 32 casais de namorados e foi organizada pela Renovação Carismática Católica, o Ministério para as Famílias e o Ministério Jovem, em comunhão como Setor Vida e Família da diocese.

A programação teve início com acolhida e café. Em seguida, os participantes seguiram para a Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde a Santa Missa foi presidida pelo pároco e cura da Catedral, Padre Jean Rafael Eugênio Barros.

Na homilia, Padre Jean recordou que a missão de Cristo continua por meio de todos os batizados e que a fé precisa aparecer, antes de tudo, nas relações mais próximas, onde não há como viver de aparências. Ao falar diretamente aos casais de namorados, ele apresentou o namoro como espaço de amor, doação e responsabilidade. “Namorar: a essência é o amor. E aí nós entendemos o sinal do Cristo que por amor deu a sua vida para nos salvar”, afirmou.

Depois da Missa, o encontro seguiu com momentos de oração, animação e formação. Tiago Pessone, da Forania São Bernardo Centro, conduziu o primeiro tema, “Cristo no centro do nosso amor”, convidando os casais de namorados a refletirem sobre o lugar da fé e da oração na construção do relacionamento.

Na sequência, Elaine e João Michelon, da Forania São Caetano do Sul, trabalharam o tema “Construindo um amor sobre a rocha”, a partir da imagem evangélica da casa edificada em terreno firme. A reflexão ajudou os participantes a olharem para as bases do namoro cristão, como o diálogo, o respeito, a maturidade e o compromisso.

No período da tarde, o professor Márcio Matos aprofundou o tema “Um amor que se entrega: da rocha à cruz”, abordando o amor como doação concreta, à imagem de Cristo. A reflexão trouxe aos casais de namorados a importância da renúncia, da maturidade afetiva e da responsabilidade pelo outro.

O encontro também contou com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Diácono Salustiano Júnior, oferecendo aos casais de namorados um tempo de oração e silêncio diante da Eucaristia.

Ao final do dia, Tatiane e Renato, coordenadores do Setor Vida e Família, apresentaram o Itinerário para Namorados, material da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB. O subsídio propõe um caminho de acompanhamento para casais de namorados que desejam amadurecer o discernimento vocacional à luz da fé.

O material aborda temas próximos da realidade dos casais de namorados, como comunicação, dependência afetiva, sexualidade, projeto de vida, oração e santidade no relacionamento. A proposta é auxiliar as paróquias a acompanharem melhor os namorados, não apenas como preparação distante para o Matrimônio, mas como um processo de escuta, formação e amadurecimento do amor.

Os casais de namorados e noivos que desejarem conhecer o Itinerário para Namorados, participar dos encontros ou viver esse caminho em sua comunidade podem procurar a Pastoral Familiar de sua paróquia. As paróquias interessadas em implantar a proposta também podem buscar apoio junto à Pastoral Familiar diocesana.

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor