Diocese de Santo André

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

No dia em que a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o clero da Diocese de Santo André se reuniu, na manhã desta sexta-feira, 12 de junho, para a Manhã de Oração pela Santificação do Clero. O momento aconteceu na Paróquia Sagrada Família, em São Caetano do Sul, e foi organizado pela Pastoral Presbiteral, coordenada pelo Padre José Cassiano Aparecida.

Logo no início, Padre Cassiano, acolheu os padres, religiosos e diáconos presentes, recordando a importância desse tempo vivido em comunhão, como presbitério, diante do Coração de Jesus. Em seguida, Dom Pedro Carlos Cipollini conduziu a oração inicial e recordou o sentido do encontro, vivido em torno do Coração de Jesus e da Eucaristia, fonte da vida espiritual do sacerdote.

Ao apresentar o pregador da manhã, Dom Pedro ressaltou que o encontro seria um tempo para rezar, adorar e olhar para a própria vocação. A primeira parte foi conduzida pelo Padre João Cândido da Silva Neto, da Diocese de São João da Boa Vista, que foi assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, que ajudou o presbitério a refletir sobre a vida sacerdotal a partir da comunhão, da unidade e do serviço ao povo de Deus.

Em sua reflexão, Padre João Cândido recordou que o ministério ordenado não pode ser vivido de forma isolada, mas sempre em comunhão com Deus, com os irmãos presbíteros e com a comunidade. Ao falar sobre unidade, ele utilizou a imagem da harmonia na música, lembrando que diferentes instrumentos, quando afinados pela mesma partitura, tornam a música mais bonita. Assim também é a vida da Igreja, marcada por dons diversos, mas chamada a caminhar na mesma missão.

O padre também conduziu os presentes a meditarem sobre o encontro de Maria Madalena com o Cristo Ressuscitado. A partir desse texto, destacou que Jesus se aproxima mesmo quando o coração está tomado pelo sofrimento, pela escuridão ou pelo cansaço. A reflexão ajudou os padres a voltarem ao primeiro chamado, reconhecendo que a vida sacerdotal nasce do encontro pessoal com Cristo e precisa ser constantemente renovada nele.

Na segunda parte da manhã, diante do Santíssimo Sacramento, os padres viveram um profundo momento de entrega e oração. Ajoelhados diante da Eucaristia, colocaram diante de Deus a própria vida, o ministério, as comunidades que acompanham e os desafios da missão pastoral.

Durante a adoração, Dom Pedro meditou a Palavra de Deus e retomou o convite de Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados”. Em sua reflexão, recordou que o sacerdote também carrega fadigas, limites e fragilidades, mas encontra no Coração de Cristo o lugar do descanso, da conversão e da renovação do amor pastoral.

“Que não tenhais medo da nossa fragilidade. O Senhor não procura sacerdotes perfeitos, mas corações abertos à conversão”, refletiu Dom Pedro, convidando os padres a renovarem, diante do Coração de Cristo, o “sim” dado a Deus e ao seu povo.

Ao final da manhã, Padre Paulo Borges, pároco da Matriz Sagrada Família, também dirigiu uma palavra de acolhida e gratidão ao clero, pela presença na comunidade paroquial. O encontro foi encerrado com um almoço preparado pela comunidade da Paróquia Sagrada Família.

Que o Sagrado Coração de Jesus fortaleça o nosso clero. E que nós, como comunidade, nunca deixemos de rezar por aqueles que rezam conosco e por nós.

Veja o álbum completo de fotos, clicando aqui.

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor