Diocese de Santo André

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Nesta quinta-feira, 19 de junho, a Diocese de Santo André celebrou a Solenidade de Corpus Christi com a fé viva de um povo que caminha ao encontro de Jesus Eucarístico. Na Forania Santo André Centro, a comunhão foi visível: paróquias inteiras saíram em procissão pelas ruas da cidade, conduzindo o Santíssimo Sacramento até a Praça do Carmo, onde foi montado o altar para a celebração campal presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, com a presença de todo o clero forâneo.

Dom Pedro iniciou a caminhada a partir da Paróquia São José Operário. Em diferentes pontos da cidade, outros grupos também se colocaram em procissão até convergirem todos à Praça do Carmo. Juntos, os fiéis da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Paraíso e Matriz de Santo André formaram um dos grupos. Em outro, seguiram São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus. Também caminharam juntos os fiéis das paróquias Nossa Senhora das Dores, Santo Antônio, Santa Luzia e São Carlos Borromeu. E, por fim, uniram-se na mesma fé os membros das comunidades Jesus Bom Pastor, Santa Rita e São José Operário. Cada grupo trouxe seus estandartes, coroinhas, ministros, jovens, pastorais e famílias inteiras — formando um só corpo em torno da Eucaristia.

Cada grupo trouxe seus estandartes, coroinhas, ministros, jovens, pastorais e famílias inteiras — formando um só corpo em torno da Eucaristia. Mais de duas mil pessoas ocuparam a Praça do Carmo, o som dos cânticos, o incenso no ar e os olhares voltados para o ostensório revelavam o amor profundo pelo Senhor presente no Santíssimo Sacramento.

Durante a homilia, Dom Pedro destacou que a Eucaristia é o coração pulsante da Igreja: “Celebrar Corpus Christi é professar com os pés o que cremos com o coração: que Jesus está no meio de nós. E Ele caminha com seu povo, passando pelas ruas da cidade, entrando nas casas, olhando os doentes, abraçando os esquecidos. O altar na praça é sinal de que a vida do povo é o verdadeiro templo de Deus.”

O bispo também lembrou que a comunhão eucarística nos impulsiona à comunhão entre nós: “Não há adoração verdadeira sem amor concreto. A Eucaristia não é apenas o sacramento da presença, mas também da missão. Quem comunga Jesus, é chamado a ser sinal d’Ele na vida dos outros, especialmente dos que mais precisam. Por isso, adorar é também se comprometer.” (leia a homilia completa, clicando aqui)

Ao final da celebração, o vigário forâneo da Forania Santo André Centro, Padre Ademir dos Santos, dirigiu palavras de gratidão a todos os padres da forania, destacando a fraternidade, o esforço conjunto e a comunhão vivida neste dia tão especial. Agradeceu especialmente aos padres Anderson Messina Perini e Willian Maia, que estiveram à frente da organização.

Padre Anderson, administrador paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, agradeceu emocionado todas as equipes envolvidas: ministros, coroinhas, leitores, músicos, agentes da acolhida, ornamentação e liturgia, e os jovens que chegaram ainda de madrugada para confeccionar os tapetes. Também reconheceu a generosidade dos fiéis que contribuíram com alimentos, e agradeceu o apoio das autoridades civis e órgãos de segurança que garantiram tranquilidade à celebração. Em suas palavras, lembrou que “a Eucaristia deve ser alimento de nossa esperança. Nesse Ano Jubilar, que o Senhor, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, continue abençoando nossas comunidades e iluminando nossos passos.”

Enquanto a Praça do Carmo reunia as comunidades da Forania Santo André Centro, nas demais nove foranias da Diocese — Utinga, Leste, São Caetano do Sul, São Bernardo Centro, Anchieta, Rudge Ramos, Mauá, Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra e Diadema — cada paróquia celebrou a Solenidade com intensa participação dos fiéis. Desde a madrugada, os agentes de pastorais se empenharam na confecção dos tapetes. Crianças, jovens, adultos e idosos trabalharam lado a lado, em uma verdadeira expressão de comunidade e adoração. Com fé, criatividade e amor, prepararam o caminho por onde passaria o Rei dos Reis.

Mais do que tradição, os tapetes foram expressão da fé viva de uma Igreja que sai às ruas, que dobra os joelhos e que reconhece a presença real de Jesus na Eucaristia. Em meio às flores, serragens e imagens sagradas desenhadas com tanto cuidado, havia corações que acreditam, que esperam e que se entregam.

E em meio a esse gesto público de fé, uma ação concreta de caridade também tomou forma. O Tapete Solidário, organizado há anos pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social, mobilizou todas as paróquias da diocese para a arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. Os fiéis, tocados pela missão de amar como Cristo, responderam com generosidade: diante de muitos altares se formaram montes de doações, ofertas silenciosas que também se tornam presença viva de Deus.

Cada cesta montada, cada cobertor dobrado e cada peça de roupa entregue representaram mais do que um gesto generoso: foi a certeza de que a Eucaristia transforma e envia. Na Diocese de Santo André, Corpus Christi foi vivido como verdadeira comunhão: com Jesus, com os irmãos e com os pobres. Porque onde há partilha, há presença real. Onde há amor concreto, há Sacramento vivo.

Confira o álbum completo de fotos clicando aqui e assista à celebração em nosso canal no YouTube.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?