Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Na Solenidade da Natividade de São João Batista, no dia 24 de junho, a Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, localizada na forania Santo André Centro, celebrou com gratidão seus 60 anos de criação. A Missa Jubilar foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, e concelebrada pelo pároco Padre Vanderlei Nunes, com a presença dos diáconos Sidnei Pinto e Gilberto Cavignato, e da comunidade.

A coincidência entre o aniversário da paróquia e o nascimento de João Batista trouxe à celebração um profundo significado. Na homilia, Dom Pedro recordou a importância da missão profética de João, o último dos profetas do Antigo Testamento, que veio preparar os caminhos do Senhor. Inspirado pelas leituras, o bispo ressaltou que a vocação nasce do coração de Deus e antecede até mesmo o nascimento, como nos mostra o chamado do profeta Jeremias. Cada pessoa, antes mesmo de ser formada no ventre, é conhecida, amada e escolhida pelo Senhor. Assim como João Batista, todos os batizados são chamados a uma missão de anúncio, de serviço, e de preparação para o encontro com Cristo.

Ao refletir sobre o papel de João, Dom Pedro lembrou que sua missão não foi apenas de denúncia, mas de esperança: anunciar um mundo novo, fundado no amor e na misericórdia de Deus. João viveu com humildade, apontando para Aquele que viria após ele. Assim também deve ser a vida cristã: testemunho que conduz ao encontro com Jesus. Ao final da homilia, o bispo dirigiu-se com carinho à comunidade paroquial, louvando a Deus por tudo o que foi vivido ao longo de seis décadas. “Quantas graças, quantas bênçãos! Só podemos agradecer a todos que passaram por aqui — padres, leigos, agentes de pastoral — e que, com seus dons, ajudaram esta paróquia a cumprir sua missão evangelizadora.”

Padre Vanderlei Nunes dirigiu palavras de reconhecimento a Dom Pedro, agradecendo pela presença, pela solicitude e pela dedicação em acompanhar de perto a caminhada da paróquia. Lembrou que desde o ano passado o bispo já havia reservado a data em sua agenda para celebrar com a comunidade esse Jubileu de Diamante. Agradeceu ainda aos padres que presidiram missas ao longo da novena, às pastorais, grupos, movimentos, ministérios, aos que colaboraram com a festa, com o bolo da padroeira e com a organização litúrgica, além da equipe do Jubileu que preparou kits comemorativos, a placa e tantos detalhes com zelo e carinho.

O pároco também anunciou a entrega da Carta Pastoral escrita por Dom Pedro, documento fruto de seus dez anos de ministério episcopal na Diocese de Santo André. A carta foi entregue aos membros do Conselho Pastoral Paroquial, que agora têm a missão de distribuí-la a todos os coordenadores e animar sua leitura e reflexão. “É um dever de casa”, brincou o padre, incentivando todos a estudarem o texto com atenção e compromisso pastoral.

Logo após, Dom Pedro e os representantes da paróquia descerraram a placa comemorativa dos 60 anos, e também foi apresentada à comunidade a cópia do decreto de criação da paróquia, assinado por Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo diocesano. Um gesto simbólico que honra o passado e projeta o futuro com esperança.

O pároco concluiu dizendo que agora a paróquia chega à terceira idade, o que exige ainda mais maturidade na fé, no serviço e no compromisso com o Reino. Como João Batista, a missão é seguir preparando caminhos, apontando o Cordeiro de Deus, e conduzindo corações para o verdadeiro Paraíso.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral