Jovens de Santo André embarcam para a pré-JMJ

Seis integrantes da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e da Capela Nossa Senhora de Fátima já estão na América Central para participar do Dia nas Dioceses, entre os dias 17 e 20 de janeiro, na Costa Rica, Nicarágua e Panamá

Faltando menos de uma semana para o início JMJ 2019  – Jornada Mundial da Juventude –  que acontece entre os dias 22 e 27 de janeiro, na cidade do Panamá, capital panamenha, boa parte dos 60 jovens da Diocese de Santo André já embarcaram para a pré-jornada, evento que antecede o maior encontro católico do segmento no mundo.

Entre rifas, venda de bolos e trufas, lembranças religiosas e doação voluntária, muitos dos jovens da região do ABC, inclusive, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Luzita, e da Capela Nossa Senhora de Fátima, na Vila Suíça, em Santo André, atingiram a quantia necessária para viabilizar a viagem de seis integrantes que já estão na América Central desde a última segunda-feira (14/01).

A partir desta quarta-feira (17/01), eles participarão ao lado de jovens de todo o mundo dos encontros intitulados “Dia nas Dioceses”, em atividades programadas pela igreja das regiões da Costa Rica, Nicarágua e Panamá, como celebrações, meditações, palestras, passeios e vigílias.

Primeira vez

Alguns deles estrearão na Jornada Mundial da Juventude. É o caso do estudante Vítor Santos Barros, 20 anos, ao afirmar que o evento será um ‘divisor de águas’ na caminhada da comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário/ Capela Nossa Senhora de Fátima.

“Estamos animados e abertos para a graça de Deus. Um dos motivos para participarmos da jornada é a edificação da juventude dentro da comunidade. Que possamos viver essa experiência, conhecer o amor de Deus e transmitir dentro de nossa diocese, dentro de nossa paróquia”, salienta.

Encontro diferenciado

Pensando como ele, a auxiliar administrativa Daniele Rodrigues, 18 anos, também acredita que o aprendizado e experiência adquirida nestes dez dias serão importantes para o crescimento espiritual e missionário da juventude na região. “A Jornada Mundial da Juventude proporciona esse encontro diferenciado com Deus e uma oportunidade para trazermos na bagagem os ensinamentos de amor e companheirismo para colocarmos em prática em nossa diocese”, projeta.

Sonho realizado

A assistente administrativa Fernanda Martins de Almeida, 25 anos, espera aproveitar o máximo do encontro em sua integralidade, uma vez que durante a edição da JMJ 2013, no Rio de Janeiro, não teve a oportunidade de participar da vigília com o Papa Francisco. “Essa é a chance de realizar este sonho e colher frutos deste encontro para sempre”, sintetiza.

Outros jovens da paróquia e da capela que não estarão com a delegação no Panamá, mas fizeram questão de participar da Missa de Envio realizada no dia 6 de janeiro, na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo – Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: a estudante Gabriele Bruno da Cruz, 16 anos; a educadora física Sandra Morena, 24 anos; a professora de balé Janis Macedo, 24 anos; a atendente de negócios Luciele Maria da Silva, 18 anos; o técnico em eletrônica Gustavo de lima moura, 18 anos; e a auxiliar administrativa Taina Pereira, 18 anos.

*

Relembre a matéria e veja as fotos sobre a Missa de Envio: https://diocesesa.org.br/2019/01/08/missa-de-envio-abencoa-60-jovens-da-diocese-de-santo-andre-rumo-a-jmj-no-panama/

Reportagem e fotos de Fábio Sales