Dom Pedro celebra 60 anos da Paróquia Santa Rita de Cássia

Celebrar uma caminhada de 60 anos com muitas histórias e graças alcançadas significa um verdadeiro casamento entre igreja e comunidade. E assim, a Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila São José, em Diadema, comemorou o Jubileu de Diamante com a presença do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, em comunhão com cerca de 300 fiéis e devotos da padroeira, na celebração ocorrida no domingo(03/02).

“Celebrar 60 anos de alegria é celebrar 60 anos de fé verdadeira. Nos momentos tristes e alegres. Aliás, os momentos tristes nos ajudam a crescer na alegria da verdadeira fé, sabendo valorizar os dons de Deus. Então, a alegria que sentimos no coração, por causa da nossa fé em Jesus, não pode ficar guardada só para nós e para a comunidade. Celebrar 60 anos de caminhada, de vida paroquial é celebrar o compromisso de levar alegria ao mundo, na busca por justiça e igualdade”, elucida Dom Pedro.

Concelebrada pelo pároco, pe. Leandro Alves de Figueredo e pelo secretário episcopal, pe. Camilo Gonçalves de Lima, a missa teve início com o hino jubilar de Santa Rita – composição do seminarista Jhonatan Kauê Fernandes dos Santos – executada pela banda anfitriã e entoada pelo público presente.

Desafio dos cristãos

Durante a homilia, Dom Pedro ainda alertou para as mudanças ocorridas no mundo, em que muitas pessoas privilegiam a comunhão virtual e as relações via internet em detrimento da presença ativa nas comunidades. Para o bispo, os cristãos devem superar esses obstáculos promovendo mais ações de evangelização baseadas em atividades presenciais de integração e diálogo nos bairros.

“Essa comunidade paroquial comemora 60 anos de vida, 60 anos de evangelização, 60 anos de comunhão e participação. Isso é maravilhoso, porque a nossa época, o nosso mundo, não gosta de comunidades. Todos querem comunhão. E hoje todos querem comunhão pela internet. Uma comunhão onde você vê a pessoa, conversa com ela, fica sabendo dos problemas para ajudá-la, isso fica cada vez mais difícil. É um desafio para nós, mas nós cristãos vivemos em comunidade, porque Jesus pediu. E a única maneira de seguir Jesus de verdade é em comunidade. É juntos! Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles”, analisa Dom Pedro.

Após o encerramento da missa, Dom Pedro e a comunidade celebraram a inauguração da gruta de Santa Rita, um espaço de oração com velário, a fim de que os paroquianos tenham um local reservado para a devoção. Antes de retornarem para o descanso do lar, um bolo de chocolate foi servido aos paroquianos.

Casal fundador

Dentro do templo, diversos painéis recordavam as seis décadas de caminhada retratando uma cronologia do tempo. Lidia Bargiachi, 76 anos, e Francisco Reis dos Santos, 77 anos, são considerados um ‘casal fundador’ da Santa Rita de Cássia. Ambos presenciaram os primeiros tijolos edificando a igreja e casaram-se no local, em 1964, seis anos após a instauração da paróquia.
“Completamos 54 anos de casados e aqui remontam muitas memórias da minha vida”, revela Lidia, ao recordar a história de um cinema no local. “Tinha um cinema na igreja, numa época que ainda era tudo terra e mato nas redondezas” descreve a paroquiana nascida no interior paulista, em Itapira, mas criada desde a infância em Diadema e São Bernardo, onde conheceu o marido.

“Já nos conhecíamos do bairro Paulicéia (em São Bernardo), onde morávamos, e começamos a frequentar a igreja desde a sua fundação até hoje”, conta o mineiro de Guaxupé-MG. O casal pertence ao Apostolado da Oração e também atua na obra dos Vicentinos.

Influência do terço

O casal Luiz Odiclei Gonçalves dos Santos, 69 anos, e Carmem Jurado dos Santos, 65 anos, tem a história um pouco diferente. “Comecei a participar depois dele. No início fui um pouco arredia”, recorda Carmem. Por influência do marido, que frequenta o Terço dos Homens desde a década passada, a aposentada revela satisfação ao participar deste momento histórico. “É único, principalmente para quem é devoto”, frisa. “Já recebemos graças, sempre na hora certa”, conta Luiz.
“O Jubileu tem uma importância em reunir a paróquia. Nesse sentido cria-se um sentimento de pertença, de que a pessoa faz parte da vida pastoral”, avalia padre Leandro, que atua na Santa Rita há um ano e meio.
Padre Leandro ainda comenta que a experiência de fé da santa padroeira contribui diretamente para a harmonização das famílias. “Traz tranquilidade, mais segurança e ajuda a combater a intolerância e violência na sociedade, a partir da fé em Jesus”, aponta.

“Santa Rita teve em sua vida muitos momentos tristes, mas a alegria de conhecer Jesus foi suficiente para fazer dela uma santa. Por isso, a comunidade deve se alegrar como um seguimento de Jesus”, complementa Dom Pedro.

Programação

As comemorações se iniciaram na quinta-feira,31/01 com a renovação das promessas batismais, presidida pelo padre Leandro. Na sexta 01/02, o bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, participou da missa do segundo dia do tríduo. Já no sábado 02/02, a comunidade integrou a vigília jubilar e organizou o Baile dos Anos 60. O encerramento aconteceu no domingo 03/02 com a presença de Dom Pedro.

A Paróquia Santa Rita de Cássia fica localizada na Rua Brejaúva, 191, Vila São José – Diadema. Informações pelo telefone: (11) 4071-3368.