Dom divino, Padre Benedito assume Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos

Sorrisos nos rostos, brilho nos olhos e uma calorosa recepção. Assim a comunidade abraçou o padre Alessandre Marcos Benedito, que tomou posse oficialmente na noite de sexta-feira (08/02), como novo pároco da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, durante celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Comunidade São Jeronimo Emiliani, no Jardim Santo André, bairro da cidade andreense.

O ato religioso ainda teve significado muito especial para o público presente, uma vez que nesta data também se comemorou o dia de São Jerônimo Emiliani (1486-1537) – fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, destinada a socorrer as crianças órfãs e pobres – e os 21 anos da construção do espaço da comunidade.

Escolhido por Jesus

No começo da celebração e durante a homilia, Dom Pedro destacou que padre Benedito terá a missão de dirigir a comunidade, conduzindo-a pelos caminhos da fé, definindo-o como ‘um mocinho entusiasta e animado’ e um dom de Deus para os moradores e moradoras da região.

“Em nossa Igreja o padre é visto como um dom que Deus dá para a comunidade. E isso favorece que nós recebamos na fé, o ministro que Deus nos dá. E essa fé que temos no ministro que Deus nos dá é uma homenagem a Jesus. O Senhor mandou esse seu servo, nós o acolhemos. Então, que essa comunidade agradeça o dom que Deus dá a ela, através do padre Benedito que assume como pároco”, conclama o bispo diocesano.

A solenidade foi concelebrada pelos padres, Geraldo Ermilton Texeira e Aluísio da Silva, ambos vigários paroquiais da Mãe de Deus e dos Órfãos, pelo coordenador da Região Pastoral – Santo André Leste, padre Nelson Rosseli Filho, e pelo secretário episcopal padre Camilo Gonçalves de Lima.

Fé e fidelidade

Antes do início da missa, os paroquianos rezaram o terço como parte da programação do oitavo dia da novena em honra ao santo padroeiro da capela e também dedicada ao recém-chegado sacerdote.

Logo após a procissão de entrada, o coordenador da Região Pastoral – Santo André Leste, padre Nelson, fez a leitura da provisão de nomeação do padre Benedito. O novo pároco fez a profissão de fé, recebeu o livro sagrado das mãos de Dom Pedro e fez o juramento de fidelidade.

O ritual prosseguiu com a participação de membros da comunidade, que entregaram as chaves da igreja, das capelas e do sacrário – como responsabilidade na condução dos serviços do pastoreio -, a jarra com água – que simboliza a renovação das promessas do batismo -, e a estola roxa – que significa a autoridade sacerdotal e a cor simboliza o tempo do Advento,da preparação e de penitência para a Quaresma –  ao novo pastor.

Missão social

Empossado como pároco, depois de assinar todos os documentos de sua posse, padre Benedito agradeceu a acolhida da comunidade, a confiança de Dom Pedro, o apoio dos padres somascos e se comprometeu a priorizar o carisma da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, ao valorizar o trabalho dos leigos e das leigas.

“Nossa missão é evangelizar os jovens e resgatá-los para Deus. Incorporar as crianças na vida comunitária para um desenvolvimento com dignidade e respeito. Nosso trabalho sempre será em conjunto, visitando as pessoas, peregrinando pelos bairros, caminhando com Jesus, em busca da justiça social. Contamos com a colaboração de todos e todas”, projeta o sacerdote.

Natural de Hortolândia, no interior de São Paulo, Pe. Alessandre Marcos Benedito nasceu em 18 de julho de 1974 (44 anos) e coincidentemente também foi ordenado padre pela imposição das mãos de Dom Pedro, à época bispo da Diocese de Amparo, no dia 4 de novembro de 2012. O sacerdote somasco permaneceu em Uberaba (MG), de 2013 a 2018, antes de chegar a Santo André.

Veja todas as fotos, aqui.

Leia na íntegra a homilia de Dom Pedro.