Diocese de Santo André apoia trabalhadores pela permanência da Ford em SBC

Representada pelo vigário episcopal para a Pastoral, padre Joel Nery, a Diocese de Santo André marcou presença na manhã desta quinta-feira (07/03), para manifestar apoio aos trabalhadores da Ford, no ato e passeata em defesa do emprego e contra o fechamento da fábrica, na cidade de São Bernardo do Campo.
Padre Joel Nery acompanhou a caminhada dos trabalhadores desde a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC até a Praça da Matriz, na região central, onde ocorreu um ato ecumênico.

“Os sindicatos organizaram um ato juntamente com todos os trabalhadores da Ford, na tentativa de reverter a situação diante do anúncio do fechamento da montadora em SBC”, frisa o sacerdote.

De acordo com pe. Joel, a participação da Diocese ao lado de outros movimentos religiosos e sociais é significativa, uma vez que reforça o posicionamento da Igreja na defesa dos direitos sociais e do pleno emprego para todos e todas. “O impacto desse fechamento será sentido não apenas pelos funcionários da Ford que serão demitidos, mas para muitas outras empresas terceirizadas diretamente ligadas ao funcionamento da Ford. Além do impacto no comércio e na economia em geral”, avalia.

Faixas e cartazes mais vistos na manifestação eram “não vou desistir do meu emprego” e “na luta pelo nosso emprego”.

Atualmente, a Ford emprega cerca de 3 mil funcionários diretos e 1,5 mil terceirizados, na produção de caminhões e carros. Representantes sindicais viajaram até aos Estados Unidos nesta quinta-feira (07/03) para tentar convencer a matriz da viabilidade da permanência na região do Grande ABC, uma vez que o fechamento da fábrica poderá atingir em escala até 24 mil trabalhadores.