Retiro dos Surdos é ação pioneira do Setor Inclusão Diocesano

Uma experiência profundamente enriquecedora! Essa foi a sensação dos participantes da 1ª edição do Retiro da Pastoral do Surdo, organizado pelo Setor Inclusão da Diocese de Santo André, que aconteceu na manhã e tarde de domingo (10/03), em na Casa de Retiros Santa Maria, em São Bernardo do Campo.
O encontro teve início pela manhã com a Oração da Laudes (Liturgia das Horas) e, logo em seguida, uma palavra com o Padre Wilson Czaia, que é um padre surdo desde o nascimento, ou seja, sua comunicação ocorre através da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Desde 1999, ele ministra missas em Libras, na cidade de Curitiba, para cerca de 300 fiéis.
O sacerdote comentou sobre a importância do surdo se dedicar para uma vida na Igreja Católica, ao recomendar uma vida cristã “através da oração, fé em Deus, ser voluntário na igreja e participar da missa”.

Após momentos de oração, dinâmica em grupo, café e almoço, o assessor diocesano do Setor Inclusão, Padre Cláudio Pereira, pregou no início da tarde sobre a “Presença Real de Jesus na Eucaristia”. “Tal temática foi abordada pelo fato de muitos surdos não terem acesso a uma boa catequese devido à ausência de catequistas que saibam libras ou que tenham outros recursos, tais como um intérprete”, argumenta Pe. Claúdio, ao frisar que a Eucaristia é verdadeiramente o Corpo e Sangue de Cristo e que não se trata de um mero simbolismo ou exemplo. Ele também conduziu um momento de exame de consciência preparando os presentes para a confissão. Após o atendimento de confissões dos surdos e ouvintes, a celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Wilson.

O Retiro do Surdo aconteceu das 8h às 17h e estiveram presentes coordenador e membros da Pastoral do Surdo, representantes da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), intérpretes da Diocese e alunos do curso de Libras da Diocese de Santo André. Além disso, o encontro ofereceu um espaço para as crianças surdas e ouvintes interagirem com brincadeiras e desenhos animados.

Confira todas as fotos aqui