Pastoral da Sobriedade evangeliza pelo equilíbrio emocional e físico

Palestra motivacional, histórias de superação e apresentação teatral emocionante. Assim foi mais um Encontro de Formação de Reciclagem para agentes e leigos da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Santo André, realizado durante a manhã de domingo (31/03), na Igreja Matriz de Diadema – Paróquia Imaculada Conceição, no Centro da cidade.

Também foi a primeira atividade sob a nova coordenação do movimento. Paulo Sérgio dos Santos é o novo coordenador diocesano. Ele sucede Maria Adelina, que estava na função e continua na pastoral.

Após a acolhida, café da manhã e partilha com os agentes, todos tiveram um momento íntimo com Deus, ao participarem da Santa Missa.

Em seguida, retornaram ao salão paroquial para assistirem a palestra ‘A importância de cuidar do físico, emocional e espiritual’ com o psicólogo Vagner Santos Amorim, que destacou primeiramente a necessidade de estar bem consigo mesmo para cuidar do próximo.

“Neste sentido a espiritualidade é fundamental para um bom estado de saúde, em sintonia com os cuidados do corpo e da mente. Para ajudar quem precisa, necessito estar bem. Do contrário, as possibilidades são grandes de absorver a dor do próximo. Como cuidarei da dor do outro, se eu não cuido da minha?”, questiona Vagner.

O palestrante recorreu a um pensamento do teólogo e escritor Leonardo Boff para resumir o conteúdo da apresentação. “Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver. A essência do ser humano reside no cuidado”.

Momento de emoção

Para encerrar o encontro, o ator Merly Calixto, 55 anos, do Grupo Papelão Cia Teatral, foi responsável por um dos momentos mais emocionantes do encontro, ao interpretar sozinho no palco, personagens de uma família com encenações de alegria, drama e superação.

“O teatro é uma ferramenta essencial para combater o vício. A arte me ajudou muito para se livrar dos vícios. É como uma autobiografia para servir de inspiração àqueles que precisam de uma mão amiga”, comenta.

Avaliação do encontro

De acordo com Paulo Sérgio, o encontro de quase cinco horas de duração trouxe muitos elementos para serem trabalhados pela pastoral nos próximos meses. “Essa manhã de formação foi excelente. Esses momentos de espiritualidade, de orientação sobre como agir para resolver problemas familiares e converter o próximo que está na dependência química ou do álcool são subsídios para a atuação desse grupo”, avalia o coordenador diocesano.

Boa nova

A analista de sistemas Maria das Neves, 63 anos, trouxe uma ótima notícia: “Conversei com o padre Jean Rafael,  para implementarmos a Pastoral da Sobriedade na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santa Maria em Santo André. Fui tão ajudada e quero retribuir de alguma forma”, conta a participante, que recordou a internação do marido para se livrar dos vícios do álcool.

“Fui atrás das informações. Participava de um grupo chamado Divina Providencia, na Paróquia São Francisco de Assis. Daí fui conhecer a pastoral. Encontrei a Adelina, que era a coordenadora da pastoral e fiquei sabendo do curso de formação no ano passado. Participei e gostei muito”, relembra Maria, que atualmente frequenta o grupo da sobriedade na Igreja Nossa Senhora da Prosperidade, em São Caetano.

Música para evangelização

Responsável pela parte musical do encontro, o músico e compositor João Soares Fonseca, 52 anos, se apresentou na noite durante um bom tempo da sua vida. Não conseguia ficar longe dos vícios do álcool. Até que certo dia ouviu um chamado de Jesus para participar da igreja.

“Percebi que precisava de um propósito para minha vida. Larguei o vício e comecei a frequentar a Paróquia São Geraldo Magella em São Bernardo. Hoje já estamos com o grupo da Pastoral da Sobriedade atuando por praticamente 20 anos”, conta o também eletricista, que continua tocando por paixão e louvor ao Espírito Santo.

“É preciso conscientizar as famílias e pessoas de que sempre há chance para dar a volta por cima”, complementa.

Clique aqui e veja todas as fotos.