O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou na tarde de quinta-feira (04/04) missa num patrimônio histórico de São Bernardo, a Capela Santa Filomena, localizada na Rua Marechal Deodoro, na região central da cidade do Grande ABC.
É a primeira vez que o bispo diocesano visita e preside uma celebração no espaço administrado pela Basílica Menor – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Pároco da Igreja Matriz da cidade, padre Alejandro Cifuentes Flores apresentou o local ao bispo e indicou os projetos pastorais para este espaço de oração e sinal da presença da Igreja em meio ao movimentado centro comercial deste pedaço de São Bernardo do Campo.
Dom Pedro, por sua vez, agradeceu a acolhida, abençoou a capela e pediu que Santa Filomena interceda a Deus pelas intenções de cada pessoa presente na celebração.
*
História da Capela
A chegada dos primeiros imigrantes italianos a São Bernardo impulsionou a construção da Capela dedicada a Santa Filomena, uma vez que a padroeira da juventude e protetora dos inocentes era muito cultuada na Itália.
Foi originalmente construída em pau a pique por particulares no ano 1881, na antiga Estrada Geral de Santos, hoje o principal corredor comercial são-bernardense, a Rua Marechal Deodoro, no número 637.
No ano de 1903, a Capela é doada pela família italiana Pedroso de Oliveira ao Apostolado da Oração da Igreja Matriz. Passou por reformas na década de 1950, porém, conservando a estética original na fachada colonial e recebendo novo piso, além de uma parte do altar de São José da Igreja Matriz. No início de 1980 aconteceu mais uma restauração, dessa vez com a implantação de pedras em suas paredes externas, bem como reparos no telhado e pintura.
Em 1987 foi tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade. Após incêndio ocorrido em agosto de 1999, a prefeitura restaurou a capela, sendo reaberta ao público em maio de 2000. É um local de visitação para orações, missas e também ponto turístico.