Sintonizado com o 8º Plano de Pastoral, Setor Música realiza 4ª visita nas regiões

Itinerário iniciado em fevereiro percorreu desta vez a Região São Bernardo do Campo Rudge Ramos, com o objetivo de aproximar-se dos músicos que servem a liturgia nas comunidades

Parte integrante da Comissão Diocesana de Liturgia da Diocese de Santo André, o Setor Música realizou na manhã de sábado (11/05), a quarta visita às regiões pastorais, desta vez na Região São Bernardo – Rudge Ramos, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, na cidade são-bernardense.

A iniciativa reforça a prática do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente o itinerário 7 que trata das visitas missionárias.

Com a proposta de articulação pastoral, o Setor Música promove ao longo deste ano visitas a todas as dez regiões pastorais. A ação teve início em fevereiro e já passou por Santo André-Centro, Santo André-Leste, São Bernardo-Anchieta e São Bernardo-Rudge Ramos. O objetivo destas visitas é justamente apresentar os trabalhos do Setor, que vão além da confecção do hinário litúrgico. Na verdade, as visitas regionais são fruto da I Assembleia, realizada em novembro de 2018.

O Setor de Música Litúrgica tem como objetivos: aproximar-se dos músicos que servem a sagrada liturgia nas comunidades, despertar a consciência litúrgica das equipes de canto, fornecer subsídios que auxiliem as equipes e formular o Hinário Litúrgico Diocesano, que compõe o folheto ABC Litúrgico.

Importância do canto litúrgico

O encontro de sábado foi organizado pelas representantes regionais Karina e Rosana e contou com a presença do coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano, além dos músicos de diversas paróquias da região.

Após a animação e a oração inicial, animada pelo ministério de música do Santuário, Pe. Guilherme falou sobre a importância do canto litúrgico e apresentou os trabalhos do Setor Música. Longe de querer “impor” o que se canta nas celebrações, os membros do Setor desejam conscientizar os músicos da importância do discernimento acerca da escolha do repertório, que deve seguir critérios litúrgicos.

Além disso, com a ajuda dos representantes regionais, hoje é possível saber quem são e quantos são os que servem às comunidades por meio do canto, e isso é fundamental, pois, assim, os músicos não ficam sozinhos, podendo contar com a ajuda dos outros.

Experiências exitosas

Cada membro presente se apresentou e compartilhou experiências. Isso foi visto de maneira muito positiva pelos participantes, que elogiaram iniciativas como estas. Os eventos formativos são importantes e retornarão no próximo ano, mas essa articulação pastoral e integração entre as paróquias é necessária.

“Estamos muito felizes com os resultados destes encontros. Quisemos dar uma pausa nos eventos para nos dedicarmos à consolidação da comissão dos representantes regionais. Nossas visitas têm surtido efeito, tanto na abertura dos músicos quanto no conhecimento que estamos tendo acerca da realidade das paróquias. Precisamos saber quais são os anseios dos músicos para oferecermos a eles aquilo que é realmente necessário”, ressalta Pe. Guilherme.

Não perca as próximas visitas do Setor Música!

29 de junho (Santo André – Utinga)

13 de julho (Ribeirão Pires / Rio Grande da Serra)

24 de agosto (São Bernardo – Centro)

14 de setembro (São Caetano do Sul)

19 de outubro (Diadema)

30 de novembro (Mauá)

Mais informações pelo e-mail: setormusica@diocesesa.org.br

Vem aí o novo Hinário Litúrgico Diocesano!

Organizado em fascículos, em breve chegará em nossas mãos o Fascículo I, contendo as partes fixas da celebração: ato penitencial, hino de louvor, profissão de fé, Santo, aclamação memorial, doxologia, cordeiro de Deus, além do Pai Nosso, saudação inicial e orações eucarísticas. As letras serão disponibilizadas em partitura e em cifra, para a melhor recepção e execução de todos. Uma grande equipe vem se empenhando neste trabalho!