“Uma das coisas mais belas que eu agradeço a figura da mãe é se hoje eu sei o que é o amor verdadeiro e, principalmente, o amor partilhado é porque foi através do testemunho da mãe”.
Seja com calor, sol e até com chuva, o trecho da homilia do padre Flávio se encaixou perfeitamente na homenagem que os integrantes do Terço dos Homens da Diocese de Santo André realizaram para toda as mamães na tarde de sábado (11/05), com a Reza do Rosário e a Santa Missa, na Praça Ivanhoé Spósito localizada na confluência da Rua Humberto de Campos com a Rua Luiz Cláudio Capovilla Filho, no Bairro São José, em São Caetano do Sul.
Representantes de 18 paróquias de São Caetano, Diadema, São Bernardo e Santo André participaram das atividades no local que recebeu uma revitalização em agosto do ano passado, quando o movimento mariano ganhou um monumento, que tem por elementos principais uma ermida abrigando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma faixa de grama no formato do terço católico e uma cruz metálica de 3m de altura.
Após a oração do rosário, a celebração foi presidida pelo diretor espiritual diocesano do Terço dos Homens, padre Flávio José dos Santos, e concelebrada pelo padre David Vantroba, que comemorou seis décadas de sacerdócio, no ano passado. “Fico contente de ver todos aqui reunidos para homenagear as mães e pedir por mais paz no mundo”, pontua Pe. David. A atividade também contou com as presenças do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio, da primeira-dama Denise Auricchio, e do deputado estadual Thiago Auricchio.
*
União das famílias
O coordenador diocesano do Terço dos Homens, Francisco Mamede, destaca que o evento tem como intuito reforçar a harmonia familiar. “Esses encontros são interessantes porque reúnem as famílias. Essa homenagem representa o nosso lema, ou seja, o Terço dos Homens busca a união da família. Fazer com que pais de família possam voltar para casa, que não estavam participando da igreja, e hoje o movimento é uma ferramenta que trouxe todos os homens para a Casa do Pai. E quando se reza o terço, está rezando com Maria. E Maria é a nossa mãe maior, que une as famílias”, avalia.
*
Importância da oração
Mãe de duas filhas, a aposentada Ana Rita, 51 anos, crê que a oração reúne as pessoas e a celebração tem que fazer parte da vida dos cristãos. “É importante por ser o Dia das Mães e também na segunda (13/05) comemorarmos o Dia de Nossa Senhora de Fátima, que sempre pede para rezarmos o rosário”, justifica a integrante da Pastoral Familiar e do leitorado da Paróquia São João Batista, em São Caetano.
*
Amizade verdadeira
O vendedor aposentado, José Carlos Alves, 67 anos, considera que um dos principais benefícios do Terço dos Homens foi encontrar amigos verdadeiros para compartilhar a caminhada de fé e desafios.
“Estou no terço há quatro anos. E para mim é maravilhoso. Esse momento é muito marcante, pois homenageamos as mães que são as pessoas mais importantes em nossas vidas”, revela o paroquiano da Bom Jesus de Piraporinha, de Diadema, que esteve presente no encontro ao lado de sete companheiros de paróquia. Lá o terço é rezado todas às quintas-feiras, logo após a missa que começa às 19h, na presença de 60 pessoas.
*
Rodízio na Praça
Após trabalhar por mais de quarenta anos como técnico em radiologia médica, o aposentado Gilberto Claudio Franza revela que as 11 paróquias se revezam, uma vez por semana, para rezar na praça em homenagem ao movimento mariano.
“Essa é uma iniciativa bacana, pois incentiva mais pessoas para participarem e propagamos a devoção do santo terço nas ruas”, constata o membro da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em São Caetano, cuja oração mariana ocorre toda terça-feira, às 20h.
*
Encontro Diocesano
No dia 21 de setembro de 2019, das 9h às 14h, a Diocese de Santo André promove o 2º Encontro do Terço dos Homens com representantes de paróquias de todas as dez regiões pastorais no Grande ABC. A atividade acontece na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo André (Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuçá).
O movimento mariano Terço dos Homens estima 1,5 milhão de participantes em todo o Brasil, estando presente em mais de 80 paróquias das sete cidades que compõem a Diocese.
Mais informações sobre como participar ou montar um grupo de Terço dos Homens em sua paróquia, entre em contato pelo e-mail: tercodoshomens@diocesesa.org.br