Diocese de Santo André

Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima comemora um ano em Ribeirão Pires

Há exatamente um ano, a Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima era inaugurada em Ribeirão Pires, na Diocese de Santo André. E na noite desta segunda-feira (13/05) um novo capítulo será escrito no local para celebrar o marco de doze meses de história do espaço religioso que leva o nome de um dos títulos mais conhecidos da Mãe de Deus em todo o mundo.

A comunidade comemora a data com missa às 20h, que será celebrada pelo administrador paroquial, padre Odelardo Lourenço Pinto Jr, na igreja localizada na Praça Nossa Senhora de Fátima, 13, na Vila Suely. Após a celebração, todos e todas estão convidados a participarem de uma quermesse.

A Festa da Padroeira teve início no sábado (11/05) com a participação de movimentos, pastorais e grupos na reza de mil Ave-Marias, e prosseguiu no domingo (12/05), com a Oração do Terço, a Missa do Dia das Mães e a Procissão das Luzes. Mais informações sobre os horários e atividades da Quase-Paróquia no telefone: 4829-1378.

Retrospectiva

O coordenador da Pastoral da Comunicação da quase-paróquia, Maicon Genovez Domingos, faz uma retrospectiva desde 13 de maio do ano passado – quando mais uma Casa de Deus foi oficializada na Diocese de Santo André, com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini – até o presente momento com as comemorações de um ano de caminhada.

“Ocorreu melhorias aqui, resgatando várias pessoas que se encontravam afastadas da Igreja, onde a comunidade se uniu ainda mais, buscando cada vez a unidade e fraternidade para junto com o administrador paroquial, o progresso necessário para se tornar uma paróquia”, avalia Maicon, ao revelar um sonho para os fiéis e munícipes da cidade.

“Quem sabe num futuro próximo também se torne um Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde ainda não existe em nosso município de Ribeirão Pires, sendo uma Estância Turística”, comenta.

*

O que é uma Quase-Paróquia?

O atual Código de Direito Canônico diante da impossibilidade de se erigir uma paróquia, estabeleceu que uma das soluções possíveis seria erigir a quase-paróquia que assim está conceituada no cânon:

Cân. 516 — § 1. Se outra coisa não for determinada pelo direito, à paróquia equipara-se a quase-paróquia, que é uma certa comunidade de fiéis na Igreja particular, confiada a um sacerdote como a pastor próprio e que, em virtude de circunstâncias peculiares, ainda não foi erigida como paróquia.

*

História das aparições

Nossa Senhora de Fátima é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e também uma das mais populares no mundo. A devoção surge com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos na freguesia de Fátima, em Portugal. Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917. Ela aparece em outras cinco oportunidades, no mesmo ano.

Aprovada pela Santa Sé, a aparição de Fátima é a mais conhecida do século XX, particularmente pelo terceiro segredo que Maria revelou aos três pastorinhos na Cova da Iria (Portugal) e transcrito pela Irmã Lúcia, em 3 de janeiro de 1944.

 

Fotos de Maicon Genovez 

 

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus