Diocese de Santo André

Semana de Comunicação prioriza informação humanizada e inclusão nas mídias sociais

Pregando a prioridade de levar uma informação humanizada aos fiéis das 105 paróquias do Grande ABC e reforçando a inclusão digital para pessoas com deficiência, a III Semana Diocesana de Comunicação ocorreu entre os dias 28 e 30 de maio, no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, na Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.
E na avaliação dos participantes, as palestras já renderam muitos subsídios para os agentes da Pascom implementarem ações e potencializarem a evangelização nas redes sociais e portais de suas respectivas paróquias.

“Um conteúdo riquíssimo, principalmente para aquelas paróquias que ainda estão em formação e para as paróquias que já estão formadas várias dicas atuais e relevantes. As palestras tiveram qualidades elevadas, com excelentes profissionais, e contribuíram muito para o crescimento de cada Pascom de nossas paróquias. A Diocese de Santo André está de parabéns pelo evento”, atesta o professor universitário e coordenador da Pascom na Região Santo André – Utinga, Roberto Bezerra Nóbrega, 57 anos.

“Muitas vezes pensamos que passar a mensagem para evangelizar é só uma imagem. Muito pelo contrário. Por isso é importante esses momentos de formação que a diocese oferece. Nos deixa preparados para trilhar a estrada. A igreja extrapola a estrutura física. Ela propaga a mensagem e a tecnologia nos dá essa possibilidade de atingirmos mais pessoas com a Boa Nova, por meio das redes sociais”, descreve o analista de qualidade e um dos coordenadores da Região Mauá, Donizete Aparecido Luiz, 53 anos.

A Semana de Comunicação na Diocese de Santo André também reservou momentos de espiritualidade e oração, com os padres Tiago Silva (diretor de Comunicação), Marcos Vinícius (assessor de Comunicação), o assessor seminarista Cauê Ribeiro e a coordenadora da Pascom Diocesana, Fernanda Minichello. O grupo Estrela da Manhã fez a animação musical durante os três dias.

Confira o balanço da Semana:

Uso das mídias sociais

Na terça-feira (28/05), o encontro teve como tema inaugural a palestra “Conhecendo Facebook e Instagram”, que abordou as particularidades de cada rede social e o uso mais apropriado para uma evangelização exitosa.

O conteúdo foi apresentado pela designer e social media, Juliene Barros, que é pós-graduada em Direção de Arte para meios e mídias contemporâneas. Atualmente é colaboradora da gravadora Paulinas-COMEP, é voluntária na revista Jovem Mílite da Milícia da Imaculada e foi membro da equipe de comunicação do Jovens Conectados da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. “Sabemos que as redes sociais são muito importantes para o nosso dia a dia. E mesmo tendo essa dúvida entre Facebook e Instagram, todo mundo já sabe que devemos utilizar ambas. Agora como usar, muda um pouco de uma para outra. Pessoal está interessado em se aperfeiçoar. Fazemos isso nos estudos, no trabalho e porque não fazer algo para evangelizar, aproximar as pessoas de nossas paróquias e pastorais?”, comenta Juliene.
*

Gestão de conteúdo

Na quarta-feira (29/05), o coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese de Santo Amaro e coordenador do sub-regional SP2 para a Pascom da CNBB Sul 1, John Jefferson Alves Silva, proferiu a palestra sobre a temática “Gestão de conteúdo nas mídias sociais”, que ensinou técnicas aos participantes sobre a melhor forma de gerenciar o calendário , a fim de atingir o público-alvo, de maneira mais eficiente. Além de uma visão geral do funcionamento da rede, como o registro de domínio e os passos iniciais para desenvolver um site próprio. “Foi muito importante essa apresentação para os agentes da Pascom, uma vez que uma boa gestão de mídias sociais vai ao longo do tempo garantir melhores resultados. Como disse na apresentação, a igreja não pode se prender a números e audiência, mas buscar qualidade e conteúdo com o qual as pessoas vão se identificar. Enfim, um bom planejamento e definir um objetivo para a comunicação de sua paróquia é fundamental”, avalia.
John é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalhou na Microsoft Brasil, pós-graduando em comunicação social pela PUC-SP, colaborador do SEPAC Paulinas e gestor de TI.
*

Inclusão digital

E durante o encerramento, na quinta-feira (30/05), o palestrante Sidnei Silvestre, que é cego por doença degenerativa da retina, apresentou o tema “Inclusão e mídias digitais: nova era na comunicação”, que revelou dicas para uma comunicação acessível e que inclua as pessoas com deficiência, seja visual, auditiva, intelectual ou motora, por meio de uma informação ágil e padronizada para facilitar o acesso à informação. “Um ponto muito forte que produz um efeito imediato é a questão da descrição. Não precisa tirar a imagem. Se é site, tem os atributos que você coloca na imagem e descreve. Se vai pensar no surdo, se coloca o texto em formato de legenda. Quando vai produzir um vídeo, produz a audiodescrição dele. Se for fazer áudio, um spot, faça gravações curtas. O objetivo é deixar a comunicação dinâmica e padronizar as ações”, recomenda.
Sidnei é bacharel em Gestão de TI, especialista em acessibilidade digital para deficientes visuais e usuário de softwares leitores de tela há 16 anos. Há 8 anos, atua na área de análise de acessibilidade, prestando consultoria a sites e aplicativos de grandes empresas.
*

Objetivos

A Pastoral da Comunicação trata do âmbito comunicativo pastoral, como seu próprio nome designa, pois lida de forma mais direta com os agentes e organismos paroquiais. Sendo de sua responsabilidade: acompanhar e dar suporte às Pascoms Paroquiais, oferecendo orientações e formações pontuais a partir da necessidade de cada ambiente. Também visa fornecer ferramentas para que os agentes e paróquias se estruturem e consigam caminhar neste cenário vasto que é a comunicação.

Para mais informações sobre a Pastoral da Comunicação e de como montar uma Pascom em sua paróquia  envie e-mail para pascom@diocesesa.org.br  ou ligue para o Centro de Pastoral: 4469-2077.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Um dia para partilhar Amor: Diocese de Santo André celebra o Dia Mundial dos Pobres

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Última reunião do clero de 2024 reforça compromisso pastoral e prepara 2025

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024