Formação sobre Diretório Diocesano de Liturgia trabalha perspectiva da unidade

Reforçando a importância do Diretório Diocesano de Liturgia e trabalhando a perspectiva da unidade em todas as dez regiões pastorais, a segunda edição do Encontro Formativo para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André aconteceu na noite de quarta-feira (26/06), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense.

Com a presença de cerca de 80 representantes de paróquias da diocese, a atividade teve início com oração e leitura do evangelho. Em seguida, o seminarista Cauê Ribeiro Fogaça explanou sobre o Diretório Litúrgico Diocesano pertinentes aos Ministérios, se baseando nas páginas 60 (Ministros Extraordinários da Comunhão), 69 (Distribuição Comunhão Enfermos e Idosos), 70 (Adoração ao Santíssimo Sacramento), 85 e 91 (Comunhão), 203 e 217 (Conhecimentos). Ele também esclareceu dúvidas dos coordenadores dos ministérios extraordinários, que participaram ativamente ao apresentaram as realidades de suas paróquias.

“Abordamos de maneira específica as orientações práticas para a celebração da palavra na ausência de presbíteros, a distribuição de comunhão aos enfermos e a parte específica do rito da comunhão na Santa Missa, além das datas específicas do calendário litúrgico diocesano”, salienta Cauê.

Perspectiva da unidade

O encontro de ontem foi a segunda parte de uma formação acerca daquilo que compete aos ministros no Diretório Diocesano de Liturgia. A primeira atividade ocorreu no dia 24 de abril. Ao final, o casal coordenador diocesano dos ministérios extraordinários, Cláudio Manoel e Maria da Penha, fez a divulgação dos avisos, anunciou a criação da página no Facebook e o encontro foi concluído com a oração pedindo perseverança no serviço aos ministros extraordinários de toda Diocese.

“O grande mérito dessas formações se deve ao fato de ser um momento propício para sanar dúvidas, partilhar as experiências de diversos cantos da diocese e trabalhar a perspectiva da unidade”, complementa o seminarista.