Diocese de Santo André

A Missão do Espírito Santo em Nossa Vida

Se o Senhor não guarda a casa, em vão trabalham as sentinelas (Sl 127)

Há um ensinamento que nos orienta a preenchermos os espaços de nosso templo com o Espírito Santo de Deus, pois nos vazios existenciais, quer sejam nos templos de concreto, quer sejam em nossa mente e coração, se o Senhor não for “o primeiro a ser buscado, o primeiro a ser amado, o primeiro a ser servido”; poderemos nos perder na escuridão contrária aos caminhos iluminados pela luz do Espírito Santo… “A nós descei, divina luz…”

A luz que aquece, delineia, colore, mostra a direção certa… encoraja e nos impulsiona… enche-nos de esperança enquanto nos afasta da mesmice sofredora do medo,  movendo-nos com segurança no pensar, no falar e no agir.   “Não há direção certa para quem não sabe  aonde vai”, nos ensina um provérbio popular. Mas, há coragem e superação quando confiamos nossa vida ao Espírito Santo. Quando nos lançamos ao caminho de conversão que nos aproxima cada vez mais do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Quando temos certeza de sermos filhos e filhas muito amados (as) por Deus, e deixamo-nos inundar pelos dons do Espírito Santo – Sabedoria, ciência, fortaleza, conselho, entendimento, piedade, temor a Deus, (1 Cor 12), um sentimento de força quase heroica nos sustenta enquanto experimentamos seus frutos, ingredientes da receita de felicidade para cada um de nós e para o mundo todo: paz, amor, alegria, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto domínio. (Gal 5, 22-23)

Que bom seria se nos deixássemos  moldar pelos dons do  Espírito Santo… um a um assimilados… quão sábios e fortes seríamos…  Tornar-nos-íamos pessoas melhores, e conseguiríamos sair para o mundo cantando a Oração de São Francisco: Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz… onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão, onde houver  discórdia que eu leve a união, onde houver trevas que eu leve a luz…

No parágrafo 99 da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Amoris Laetitia, vimos que devemos ser dóceis e que “Ser amável não é um estilo que o cristão possa escolher ou rejeitar: faz parte das exigências irrenunciáveis do amor, por isso “todo o ser humano está obrigado a ser afável com aqueles que o rodeiam”. Acostumemo-nos a acolher, com docilidade, o Espírito Santo que garante nossa alegria e nossa felicidade plena.

Nosso querido Papa Francisco, em sua homilia do dia 09/06, Solenidade de Pentecostes, na Praça São Pedro, falou que: “Sem o Espírito, Jesus permanece personagem do passado; com o Espírito, é pessoa viva hoje. Sem o Espírito, a Escritura é letra morta; com  o Espírito, é Palavra de vida. Um cristianismo sem o Espírito é um moralismo sem alegria; com o Espírito é vida.”

Padre Hermilo E. Preto, saudoso padre de nossa Diocese de Santo André,  certa vez  nos disse  que existe gente com o coração tão fechado e tão duro que consegue frustrar até a  ação do Espírito Santo. A princípio, parece impossível esta afirmação, mas  observando melhor, nota-se que tem mesmo, pois vivemos em um mundo material, esvaziado do espiritual,  onde a cultura da morte caminha a passos largos. Onde os casos de suicídio aumentam progressivamente a cada dia. Onde a desconstrução dos valores aparece como uma novidade “modernosa” a que todos têm direito para ser feliz. Infelizmente, o afastamento de Deus, a ausência do Espírito Santo  conduz às trevas, à infelicidade, à doença espiritual, à morte.

Deus é um Pai tão maravilhoso e ama tanto seus filhos, que mesmo diante das desobediências e ingratidões, nunca se cansou, nunca desistiu de cada um deles … por menorzinho que fosse ou que se fizesse assim…   Fez  alianças seguidamente… enviou profetas, reis e por último, a eterna aliança, mandou seu filho Jesus para nascer entre nós… padecer e morrer pela nossa salvação, ressuscitar dos mortos e após sua ascensão ao céu, enviar seu próprio Espírito – o Paráclito.

A toda hora e em todo lugar, peçamos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

“Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. E àquele que falar contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, a quem falar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado, nem neste mundo nem no futuro”. (Mt 12, 31-32)

*

Um Testemunho

Casados há 43 anos, (06/12/75) confiamos nossa vida a dois e em família ao Espírito Santo.

Em nossa noite de núpcias, ajoelhados no chão, um de cada lado da cama, fizemos uma oração para que o Espírito Santo nos desse  Sabedoria e Entendimento para lidarmos um com o outro, especialmente em nossas diferenças e limitações, pois tínhamos consciência de que não seria fácil, mas que queríamos ficar juntos até o final de nossas vidas.

E assim o fizemos todos os dias… até a chegada dos filhos…. e depois deles, principalmente. Agora, experimentando tudo isso com os netos, que em poucos dias, serão 9 crianças: 5 meninas e 4 meninos.

A primeira filha, 9 meses de gestação, em uma época em que ainda não havia ultrassom por perto para acompanhar o desenvolvimento do bebê, nasceu morta e ficou morta em meu ventre dois dias antes do parto. Entregamos toda aquela situação difícil a Deus. Sempre tivemos conosco que os filhos não são nossos. São filhos de Deus, temporariamente aos nossos cuidados.  Depois vieram mais 4, e com esta turminha, um belo aprendizado … bebês, crianças, adolescentes…  e adultos que na necessidade sofrem correções fraternas até hoje, pois nossa missão de encaminhá-los no caminho do bem continua…  somos pais de adultos agora.

Na época da adolescência, em uma manhã de domingo, o mais velho (o único menino entre três meninas) declarou que não precisavam ir à missa, que rezar em casa, era a mesma coisa.

Esta conversa nos desestabilizou, pois sempre participamos da Igreja, pertencendo às  Equipes de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo,  ajudando nos  Batismos e formação de noivos, assíduos à Missa e outras celebrações, filhos conosco sempre, já tinham recebido os primeiros sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Assustados diante dessa novidade juvenil, como sempre o fizemos, rezamos ainda mais para que o Espírito Santo nos iluminasse para podermos lidar com quatro jovens  e suas manifestações “rebeldes”.

Foi uma semana intensa de oração… Vinde Espírito Santo, iluminai-nos… dai-nos sabedoria, ciência…  e no sábado, temos certeza de que foi a Sabedoria Divina que falou por nós.

Estavam todos prontos para saírem para as costumeiras baladinhas, quando os abordamos e perguntamos onde iriam, como se não soubéssemos do que se tratava, ao que responderam; à baladinha, mãe, hoje é sábado.

Eu lhes disse: Nós os alertamos contra os perigos possíveis nestes eventos e nunca os impedimos de sair, mas tem algo martelando nossa cabeça desde domingo. Vocês disseram que não precisam ir à missa, que rezar em casa é a mesma coisa. Pois bem, hoje faremos uma experiência para provar o contrário. Vocês não irão à baladinha, dançarão em casa, é a mesma coisa. E não os deixamos sair.

Não é preciso dizer que nunca mais defenderam a ideia de que, em se tratando de missa,  rezar em casa é a mesma coisa.  Graças ao Espírito Santo, esta e tantas outras situações foram tratadas com coerência para o bem do caminho espiritual de toda nossa família.

Que o Espírito Santo continue a derramar sobre nós, os seus dons, pois muitos frutos temos experimentando ao longo desta caminhada em família. Amém.

Artigo desenvolvido por Osmarina Pazin Baldon

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral