Diocese de Santo André

Atividades despertam conscientização e superação da dependência química

A Pastoral da Sobriedade da Diocese de Santo André promoveu nos dias 25 e 26 de junho duas atividades de conscientização e mobilização, como parte das ações da Semana Nacional Antidrogas.

O primeiro encontro reuniu cerca de 60 pessoas e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Serraria, em Diadema. Organizada pelo coordenador diocesano Paulo Sérgio e os agentes da pastoral, Edilson Lopes, Lindinalva Gomes e Robson Pinheiro, a programação contou com a palestra ‘Equilíbrio da Alma’, proferida pelo psicólogo Carlos Kugert, seguida de apresentação teatral, partilha e confraternização.

“Este tipo de atividade tem como objetivo a prevenção à dependência química, apresentando a comunidade que precisamos estar bem com nosso interior. Assim, de forma equilibrada, alma, mente e corpo, não buscaremos alívio para nossas aflições em vícios”, avalia Paulo Sérgio.

Os encontros na Paróquia Nossa Senhora das Graças são semanais, sempre as quintas-feiras, a partir das 19h30, no Salão Paroquial (Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2475 – Bairro Serraria).

E no dia 26 de junho, o Dia Mundial de Combate às Drogas foi celebrado com o encontro, cujo tema ‘Superação da Dependência Química na Família’ foi apresentado pelo palestrante Rogério Melo (missionário da Comunidade Pe.Pio e especialista em dependência química), contando com a participação do Pe. Zeca (administrador paroquial anfitrião). A atividade aconteceu na Paróquia São Pedro e São Paulo Apóstolos, em São Bernardo (Alameda Dom Pedro de Alcântara, 225 – Vila São Pedro).

Semana Nacional

A Semana Nacional Antidrogas foi instituída pela presidência da república no dia 28 de maio de 1999. A Secretaria Nacional Antidrogas incentivará os Estados, o Distrito Federal e os Municípios na realização de eventos comemorativos da “Semana Nacional Antidrogas”, podendo com eles estabelecer parcerias, bem assim com órgãos não-governamentais, nacionais e internacionais.

Dia Mundial

Já o dia 26 de junho marca a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja