Pastoral da Pessoa Idosa promove encontros com médicos que apresentam subsídios para coordenadores e líderes visando melhor qualidade de vida da população idosa
Visando a formação dos coordenadores e líderes para atuar em prol das melhorias de vida e hábitos saudáveis da população idosa, a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (22/06) duas palestras sobre a “Prevenção do Diabetes” e a “Importância das vacinas”, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro andreense.
O cronograma de atividades prossegue no dia 20/7, cujo assunto será “Autos Cuidados” com a gerontóloga Ana Carolina; já no dia 17/8, o Dr. Darci (Delegacia do Idoso) apresentará o tema “Maus tratos e Abandono”. O objetivo das atividades é preparar coordenadores e líderes com subsídios para atuação nas visitas as comunidades.
*
Prevenção do diabetes
Após os avisos iniciais, os palestrantes iniciaram as apresentações dos assuntos. Primeiramente, o médico endocrinologista Dr Sávio Rinaldo Ceravolo Martins explicou as causas do diabetes, que vão desde a obesidade e o sedentarismo até os hábitos de uma alimentação inadequada. Para se prevenir, o especialista recomenda a ingestão de líquidos, principalmente água, corriqueiramente durante o dia, um cardápio de refeições com frutas, legumes, verduras e proteínas, além da prática diária de atividades físicas.
“Diabetes é uma doença muito complexa. Compromete muitas partes orgânicas. Não é apenas o açúcar no sangue que é o problema. Esse é o início de vários problemas, se não for bem administrado, bem medicado e bem orientado”, salienta Dr. Sávio, que atua em seu consultório de endocrinologia e é aposentado do serviço público federal.
O Diabetes é uma doença crônica, cujo tipo 1 faz com que o pâncreas produza pouca ou nenhuma insulina; e o tipo 2 afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose). Por se tratar de uma enfermidade silenciosa, a melhor maneira de se identificar um caso de diabetes é realizar exames como a glicose em jejum, teste de glicemia capilar, teste de tolerância à glicose e o teste da hemoglobina glicada, além é claro de priorizar hábitos saudáveis.
“Reforçamos isso em congressos, cursos e palestras sobre a necessidade da educação em diabetes. O diabético precisa ser educado para ser tratado de forma adequada. Precisa saber da doença, das consequências, características para esse tipo de doença. Penso que foi útil em esclarecer dúvidas”, sintetiza.
*
Importância da vacinação
Em seguida, o médico geriatra José Manoel Ferreira alertou para a prevenção de doenças infecciosas, que são as principais causas de internação e de mortalidade na população idosa.
“E a vacina é um meio eficaz, seguro e barato de prevenirmos essas doenças, principalmente as vacinas de gripe, de pneumonia, porque são duas grandes causas de morbidade e mortalidade na população idosa. As vacinas para essas duas doenças são altamente eficazes e quase não provocam efeitos colaterais”, explica.
Ainda durante a apresentação, o gerontólogo reforçou a necessidade da imunização para prevenção e de se quebrar um mito que existe em relação a vacinação.
“O idoso tem que perder o medo e enxergar que a vacina é uma prevenção para complicações maiores para ele. Hoje em dia temos vacinas para doenças que afetam muito essa população, como são os casos da herbes zoster e febre amarela, que é uma doença endêmica, aumentando muito os casos aqui no Brasil”, comenta.
*
Conhecimento para a missão
De acordo com a enfermeira Ana Maria, 66 anos, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, o conteúdo apresentado nas palestras tem como objetivo fortalecer a atuação dos líderes e coordenadores nas visitas.
“Foram duas palestras muito importantes, nas quais aumentam nosso conhecimento para levar aos idosos. De modo particular, aonde não há muita assistência médica, e que contribui para nós, como líderes, a cuidarmos melhor de si e ajudar o próximo na prevenção”, afirma.
Para o coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, em Diadema, José Hélio dos Santos, 51 anos, as formações contribuem na missão de orientar e convencer as pessoas sobre a necessidade da mudança de comportamento e prevenção para uma vida mais saudável.
“As palestras são muito importantes. Levamos as informações para a pessoa idosa, mas servem até para nós, para nossas crianças. Porque, como os médicos disseram, a educação acontece desde o início de nossas vidas”, enfatiza o mecânico de manutenção.
*
Conscientização necessária
A coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Ivone Alexandroni Ferrari, considera que as duas palestras auxiliaram os líderes e coordenadores com subsídios para desmistificar o preconceito em relação as vacinas e valorizou o conhecimento adquirido para colocar em prática na sociedade.
“Estamos sendo presenteados com as presenças de profissionais da área da saúde, que contribuem com orientações e informações para as visitas aos trazerem maior conscientização e dignidade aos idosos. Mudar não é fácil, mas com diálogo ajudaremos na longevidade de todos e todas, que é um presente de Deus”, constata.
*
8º Plano de Pastoral
E na Diocese de Santo André, a pastoral tem se empenhado em seguir os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente com foco na formação e ação missionária, como o nº 5, que traz ações de formação para missão, cujo objetivo é desenvolver a consciência missionária nas pastorais, movimentos e associações, fortalecendo a organização das ações missionárias; e o nº 7, que trata da organização das visitas em casas, hospitais e asilos. Além disso, o itinerário 3 também é mencionado para a cultura e espiritualidade do acolhimento, por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher o próximo.