Diocese de Santo André

Pastoral fortalece conscientização pelo fim da violência contra a pessoa idosa

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2006, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado neste 15 de junho. Essa data é de muita importância para a Pastoral da Pessoa Idosa, porque busca a conscientização da população em não aceitar a violência como sendo algo normal e combatê-la com a disseminação da informação. Através de uma missa, os coordenadores e líderes das paróquias irão conscientizar as comunidades sobre o tema durante o sábado.

E na Diocese de Santo André, a pastoral tem se empenhado em seguir os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, principalmente com foco na formação e ação missionária, como o nº 5, que traz ações de formação para missão, cujo objetivo é desenvolver a consciência missionária nas pastorais, movimentos e associações, fortalecendo a organização das ações missionárias; e o nº 7, que trata da organização das visitas em casas, hospitais e asilos. Além disso, o itinerário 3 também é mencionado para a cultura e espiritualidade do acolhimento, por meio do fortalecimento das estruturas para bem acolher o próximo.

“Estamos nos conscientizando mais sobre a necessidade de caminharmos como equipe, com maior acolhimento uns com os outros e nos aprofundarmos em formação e espiritualidade, aceitando as diferenças, pois todos somos criaturas de Deus e estamos a serviço Dele”, ressalta a coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Ivone Alexandroni Ferrari.
*

Trabalho e conscientização

A Pastoral da Pessoa Idosa, através do seu trabalho, preocupa-se com o combate a violência contra os idosos. O objetivo da Pastoral é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão das dimensões do envelhecimento, gerando uma cultura que cuida do ser humano em sua plenitude. As denúncias no Disque 100 mostram que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas, que vão desde o abuso financeiro, a negligência e até maus tratos físicos e psicológicos, é cometida por seus próprios familiares.
*

Capacitação e visitas

A Pastoral da Pessoa Idosa realizou Encontro de Formação de Líderes no dia 2 de junho. Para garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade, os líderes da PPI recebem durante a capacitação do Guia do Líder, informações sobre a forma de identificar possíveis casos de violência e também como abordar o assunto, tanto com a pessoa idosa agredida, como com a família que provoca a violência, “devemos lembrar que se conseguirmos ajudar a restabelecer as relações familiares, todos sairão ganhando. Para tanto, o líder deve buscar ajuda de um profissional especializado em conflitos familiares”, esclarece o Guia do Líder.

Durante a visita domiciliar, realizada mensalmente, o líder fica atento aos principais sinais de violência, tais como: falta de higiene das roupas, existência de lesões cutâneas, presença de hematomas, cortes em região de cabeça, pescoço e tronco e lesões nos punhos e calcanhares. Ao identificar casos de violência contra a pessoa idosa, o líder da Pastoral da Pessoa Idosa pode compartilhar o caso com um profissional da Assistência Social, pois estes profissionais podem realizar a avaliação e o acompanhamento do caso relatado.
*

Próximas agendas

O cronograma de atividades da Pastoral da Pessoa Idosa prevê a realização de mais três formações agendadas para os meses de junho, julho e agosto: a próxima acontece no dia 22/6, com o Dr Sávio (endocrinologista), Dr. José Manuel (gerontólogo), que abordará o tema Diabetes; no dia 20/7, o assunto será ‘Autos Cuidados’ com a Dra. Ana Carolina (gerontóloga); já no dia 17/8, o Dr. Darci (Delegacia do Idoso) apresentará o tema: Maus tratos e Abandono. Os encontros são realizados na Cúria Diocesana, na Praça do Carmo, 36, no Centro da cidade andreense.

Compartilhe:

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes

Vigília Diocesana reúne juventude na catedral para uma noite de oração, louvor e escuta

Nove candidatos ao diaconato permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito, na catedral diocesana

Diocese de Santo André participa do 26º Interdiocesano das CEBs – Sub SP

Homilia – Ordenação Presbiteral do Diác. Lucas Cordeiro Santos da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos

Dom Pedro ordena o religioso Lucas Cordeiro Santos presbítero na Paróquia Santo André

Nota de pesar – Diocese de Santo André