Propagando Pentecostes, Vigília Diocesana reúne cerca de mil pessoas

Com a missão de propagar a cultura de Pentecostes, levando as pessoas a terem um encontro pessoal com Cristo pelo poder do Espírito Santo, a Vigília Diocesana de Pentecostes reuniu cerca de mil jovens e adultos de todas as regiões pastorais na noite de sábado (08/06) e madrugada de domingo (09/06), na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, no Bairro Paraíso, em Santo André.

Com organização da Renovação Carismática Católica da Diocese de Santo André, os participantes estiveram reunidos das 22h do sábado até as 6h do domingo. Com animação musical do ministério de música Filhos de Israel, de Rio Grande da Serra, o cronograma da vigília teve início com a meditação do santo terço, seguida dos momentos de louvor e mariano com dança e música. O pároco anfitrião, pe. Vanderlei Nunes desejou um ótimo encontro e  abençoou o público. Logo após, o missionário Márcio Matos, da Arquidiocese de SP, realizou a primeira pregação com o tema: “Maria, a mulher de Pentecostes”.
“Sem unidade não há Pentecostes. A Diocese de Santo André está unida para vivenciar esta experiência, ao clamar para uma renovação mais unida e com força para vivermos o Espírito Santo com mais intensidade”,enfatiza o coordenador da RCC de Rio Grande da Serra, Alexandre Alves de Souza Fontes, 38 anos.

Unidade em foco

Adentrando a madrugada, a missa presidida pelo Pe. Jurandir Ribeiro (vigário paroquial da Nossa Senhora do Paraíso) e a bênção do Santíssimo renovaram as energias e encheram de amor os corações dos fiéis, que novamente integraram ato de louvor seguido de mais uma pregação, desta vez com o Pe. Alex Sérgio (vigário da Igreja Matriz de Diadema), que abordou o tema: “Unidos de Coração vivemos um novo Pentecostes (At 2,1-4)”. Na reta final do encontro ocorreu a oração de efusão e o rito de encerramento acompanhado de uma confraternização com café da manhã.
“A Vigília de Pentecostes é um momento muito especial para a Igreja, de maneira particular para nós, membros da Renovação Carismática Católica. Pois, a cada grupo de oração nós revivemos o Pentecostes. A participação foi intensa do princípio ao fim. Tivemos como pontos marcantes a unidade e alegria que contagiaram os participantes”, avalia a coordenadora diocesana da RCC, Vilma Marcelino Silva.

Carisma do Espírito

Do Grupo de Oração Jesus Fonte da Vida, da Paróquia Santa Joana d’Arc, em Santo André, Roberto Antônio Lages, 54 anos, faz parte do movimento da renovação há 30 anos. Ele revela que a iniciativa é muito significativa para as crianças, jovens e adultos que participaram dessa festa. “É a reafirmação do Batismo no Espírito Santo e do movimento da Renovação Carismática Católica, que deu os primeiros sinais desse avivamento do Espírito Santo na vida das pessoas, em 1967, e hoje mais do que nunca, não poderíamos deixar a data passar em branco. É um momento especial de renovar a presença do Espírito Santo em nossas vidas”, destaca o microempresário.

De São Caetano, mas participando da Paróquia Nossa Senhora das Dores, na cidade andreense, a assistente financeiro Maria Eduarda Rodrigues da Silva, 20 anos, conta a experiência de participar da vigília. “É uma alegria estarmos reunidos para celebrar a união e o que representa nossa fé, que é ter os dons do Espírito Santo conosco”.