Diocese de Santo André

Ouvir, dialogar e rezar: Padre Hamilton assume missão na Paróquia Cristo Rei

Na presença de 500 pessoas, jovem sacerdote foi empossado pároco neste domingo (28), em Diadema, com o objetivo de continuar resgatando as pessoas para Cristo

Comunidade mobilizada dentro e fora da igreja para recepcionar o novo pároco da Paróquia Cristo Rei, no Parque Real, em Diadema. Cerca de 500 fiéis compareceram à missa de posse do Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, realizada na noite de domingo (28/07), e presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Assim como ocorreu na quinta-feira (25/07), durante a apresentação do novo pastor na Paróquia São Felipe Apóstolo, Pe. Joaquim de Souza, fiéis das duas igrejas deram mais uma demonstração de união, ao acompanharem juntos o amigo sacerdote chamado para nova missão. Missão essa que Pe. Hamilton tem na ponta da língua.

“Ouvir, dialogar e rezar. Se não rezarmos, não somos igreja. Comentava durante as missas do dia que gostaria de ouvir, inclusive, as pessoas que saíram da igreja, porque alguma coisa nelas existe de razão. Então, eu gostaria de fazer aquilo que foi cantado no canto de comunhão: reunir as pessoas que estão dispersas, porque acredito nessa salvação que Jesus nos deu e acho que elas merecem, também”, sintetiza.

A igreja esteve tão cheia que se fez necessária a instalação de um telão na rua para contemplar aqueles que não conseguiram um lugar dentro do espaço religioso.

Sempre com um sorriso espontâneo no rosto e o carisma acolhedor daquele que serve ao povo de Deus, de acordo com os ensinamentos do evangelho, Pe. Hamilton agradeceu a presença de todos e disse que está entusiasmado para dar continuidade ao legado construído pelo amigo Pe. Joaquim, na paróquia diademense.

“O primeiro passo é conhecer a realidade, que é por si só diferente da realidade de Mauá. A população de Diadema é mais condensada nesta região. Nessa área pequena de dois quilômetros quadrados temos quase 50 mil pessoas. É curioso que a população é gigantesca, mas a frequência religiosa é menor. Tem que chegar dentro da igreja. Fez se muito nestes 35 anos que existe a comunidade, mas vamos continuar trabalhando nessa missão de resgatar as pessoas para Cristo”, analisa.

Ele também fez questão de citar o apoio dos paroquianos da São Felipe Apóstolo em sua primeira missão como presbítero.

“Foi um período muito feliz da minha vida e agradeço poder ter concluído com êxito”, frisa.

Na reta final da celebração, seminaristas foram apresentados ao público e ao Pe. Hamilton, já que o próprio assumirá em breve a reitoria do Seminário de Filosofia da Diocese de Santo André, localizado em Diadema.

Antes do discurso do Pe. Hamilton, representantes das comunidades da Paróquia Cristo Rei realizaram uma procissão pelo corredor central com as imagens de cada padroeiro e cartazes das pastorais, movimentos e grupos atuantes na igreja. Após os cumprimentos ao novo pastor, os fiéis provaram um delicioso caldo no salão paroquial.

*

Apoio materno

A família é uma dádiva de Deus. Não por acaso, as mães acompanham seus filhos durante a trajetória de suas vidas. Com o Pe. Hamilton não é diferente. Sua mãe esteve presente na celebração e não escondeu a felicidade com o momento.

“Ele é uma pessoa que faz amizade fácil. Todo mundo gosta dele. Ele é um bom filho. Querido por todos. Tenho orgulho”, revela Joana Ivanilda Gomes do Nascimento, 70 anos, que nasceu em Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

*

A importância do Pai Nosso

Durante a homilia, Dom Pedro destacou a importância de rezar com frequência e meditando o significado do Pai Nosso, orando da forma correta.

“Essa oração do Pai Nosso tem três ‘Ps’ e eles determinam as condições da verdadeira oração. Primeiro, o Pai. Quando for rezar tem que ter uma confiança em Deus, como a criança acredita no pai, se confia nos braços do pai, porque sabe que está protegida. Outro ‘P’ é o Pão. Você não pode ser uma pessoa que valoriza mais os bens materiais do que o próprio Deus. Quando falamos em pão, falamos em partilha. A eucaristia que nos alimenta na vida, na fé, na esperança, no amor. E o outro ‘P’ é o Perdão. Quem não sabe perdoar tem que aprender. Porque do contrário, não é cristão”, explica.

O bispo diocesano disse que Pe. Hamilton, além de assumir os trabalhos a frente da Paróquia Cristo Rei, também terá a missão de conduzir a Casa de Filosofia.

“A formação dos padres é feita em três casas na Diocese de Santo André. Os seminários Propedêutico, de Filosofia e de Teologia. E o Seminário de Filosofia fica nessa paróquia. O Pe. Hamilton vem para a paróquia e também assume o seminário. Rezem por ele nesta missão”, frisa.

*

Legado e missão

Fiéis que participaram da solenidade de posse contaram histórias e comentaram sobre a nova missão do Pe. Hamilton e o legado deixado pelo Pe. Joaquim.

“Minha família sempre vem aqui. O Pe. Joaquim conquista o coração das pessoas, porque é uma pessoa muito carismática. Foi imediato. Ele deixa esse legado de que a comunidade se apaixonou por ele, como padre e como pessoa. E o Pe. Hamilton, pelas palavras ditas por ele, também chega conquistando a todos. Que seja providência de Deus e conquiste muitos fiéis”, conta a contadora Íris Gomes, 43 anos, que frequenta a Paróquia São Benedito e veio especialmente prestigiar a missa de posse.

“O Pe. Joaquim é uma pessoa muito especial para mim. Fez meu batismo, crisma e o casamento. A partir do legado dele, passei a conhecer mais a palavra. Ele é um homem abençoado. Faz parte da minha história. Quanto ao Pe. Hamilton, tenho muita esperança nele, nesta renovação. Espero que faça muitas coisas boas, traga amais jovens. Tenho certeza que fará um bom trabalho”, recorda a cabeleireira Rosa Maria Costa Máximo, 49 anos.

“Pe. Joaquim tem aquele carisma de pai. Representa um pai amoroso, que escuta, que para o que está fazendo para escutar você. Até chamava ele de pai, rs. Conheci o Pe. Hamilton há quatro anos nas missões e o carisma dele é maravilhoso. Ele conquista as pessoas, mesmo. E a fé dele é maravilhosa”, completa a estudante Andressa Sabino dos Santos, 21 anos.

*

Rito da posse

Após a leitura da provisão de posse, o novo pároco fez a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote recebeu das mãos de Dom Pedro, o livro litúrgico dos Evangelhos, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, Pe. Hamilton Gomes foi empossado oficialmente.

*

Sobre o novo pároco

De família potiguar, Pe. Hamilton Gomes nasceu no dia 9 de maio de 1989 (30 anos), em Ribeirão Pires, no ABC Paulista. Morou em Rio Grande da Serra até os 19 anos, quando entrou no seminário. Foi ordenado diácono no dia 10 de dezembro de 2016 e sacerdote no dia 27 de maio de 2017. Foi nomeado para trabalhar na Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá, onde permaneceu por dois anos. Assumiu a Paróquia Cristo Rei, em Diadema, no dia 28 de julho de 2019.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani