Atendendo ao itinerário 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o Projeto Samaritanos é um curso que tem por objetivo fortalecer as estruturas de acolhimento nas comunidades, por meio da qualificação dos membros das paróquias para as questões de segurança e situações de emergência.
Com apoio da Pastoral da Acolhida, a iniciativa percorrerá as dez regiões pastorais para oferecer formação nas 105 paróquias, com início no dia 3 agosto e término no dia 30 de novembro deste ano.
A equipe voluntária de bombeiros, técnicos de segurança do trabalho e técnico de enfermagem do trabalho (Luiz Espínola Martins, Tenente Carneiro e Eduardo Cruz Belarmino) ministrará o curso para dez representantes de cada paróquia, que serão indicados pelos párocos, com a finalidade de conscientizar e preparar leigos, religiosos e padres para atuarem nos combates a incêndio e prestarem os primeiros socorros, com foco na preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio. Os participantes receberão certificados com validade legal de um ano.
Cada paróquia deverá informar o nome completo, RG, telefone e e-mail dos dez membros ao Centro de Pastoral, com uma semana de antecedência à realização do curso (veja o quadro abaixo com as datas em cada igreja das dez regiões). Para fazer as inscrições ligue no telefone 4469-2077 ou envie e-mail para centropastoral@diocesesa.org.br.
*
Cronograma
De acordo com a instrução técnica nº 17 /2019, as instituições religiosas fazem parte do grupo F2, que exige a formação básica como composição mínima da brigada de incêndio. O tempo de duração para formação básica deve ser de 4 horas, por isso o curso foi organizado aos sábados, das 8h às 12h.
*
Quem pode participar
Os participantes deverão possuir boa condição física e boa saúde, bom conhecimento da edificação e das instalações, ser maior de 18 anos e alfabetizado.
Sugere-se que os participantes sejam funcionários que estarão na igreja em período integral e membros da liturgia, acolhida e outras pastorais que estejam presentes nos diversos horários de missa.
*
Conteúdo
O curso terá a parte teórica e prática com os objetivos de preparar as pessoas para atuarem em situações de princípio de incêndio, operando equipamentos de combate a incêndios e auxiliando no plano de abandono; na atuação em situações de emergência à saúde, agindo pelos primeiros socorros, garantindo a sobrevida humana; além das exigências legais, de acordo com decreto estadual 63.911/2018 e o AVCB.