Diocese de Santo André

Curso inicia aprendizado sobre primeiros socorros e ações emergenciais

Iniciativa pioneira na Diocese de Santo André, o Projeto Samaritanos teve início na manhã de sábado (03/08) com a apresentação do curso com foco nas medidas de segurança e atuação nos primeiros socorros aos fiéis das 105 paróquias das sete cidades do ABC Paulista.

A primeira rodada da ação reuniu dez representantes de paróquias das regiões Santo André – Centro, Diadema e São Caetano. A ação atende ao itinerário 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem por objetivo fortalecer as estruturas de acolhimento nas comunidades, por meio da qualificação dos membros das paróquias para as questões de segurança e situações de emergência.

Com apoio da Pastoral da Acolhida, a iniciativa percorrerá as dez regiões pastorais para oferecer formação em todas as igrejas da diocese até o dia 30 de novembro deste ano.

Para participar do curso, cada paróquia deverá informar o nome completo, RG, telefone e e-mail dos dez membros ao Centro de Pastoral, com uma semana de antecedência à realização do curso (veja o quadro abaixo com as datas em cada igreja das dez regiões). Para fazer as inscrições ligue no telefone 4469-2077 ou envie e-mail para centropastoral@diocesesa.org.br .

*

A formação

Na Região Santo André – Centro, a Paróquia Santo Antônio, localizada na Vila Alpina, acolheu os representantes anfitriões e das igrejas Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima, São Judas Tadeu.

Responsável pela formação de quatro horas, o técnico de segurança do trabalho e bombeiro profissional civil, Luiz Espínola Martins, 37 anos, explica que o curso tem por objetivo capacitar pessoas, a fim de conseguirem detectar condições e situações adversas que possam vir a proporcionar alguma condição insegura ou situação de emergência.

“Para assim, garantir a integridade física em situações onde necessitem aplicar condutas de primeiros socorros e conseguirem tomar decisões em situações que venham necessitar uma evacuação da planta e combaterem um princípio de incêndio”, aponta.

Segundo o profissional, que também é formado técnico de enfermagem do trabalho e alpinista industrial, a importância da formação para as pessoas que atuam nas paróquias “é saber que conseguirão compreender que, a acolhida não se limita apenas em receber o munícipe e sim, proporcionar a todos, a segurança e garantia de seu bem estar na casa do Senhor”.

*

Avaliações

Para a secretária da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Anilda Marques dos Reis Jóia, 57 anos, o curso foi completo, didático e bem estruturado mantendo a dinâmica sempre ativa durante os pontos.

“Foram abordados pontos importantes para um primeiro atendimento em comunidades com número maior de idosos, onde a nossa atenção é redobrada em relação à saúde de cada um”, avisa.

Segundo ela, destaques para “a manobra de Heimelich, desde o socorro a adultos quanto para crianças, e sobre a brigada de incêndio, onde nos passou uma noção melhor de evacuação de pessoas, manuseio dos extintores e observação em placas de sinalização nos salões e paróquias”, elenca.

Técnico em telecomunicações, Vanderlei Martins de Campos, 50 anos, foi um dos representantes da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “Eu gostei muito do curso. Para mim tudo foi importante. A parte dos extintores muito boa e o jeito que o instrutor Luiz explicou cada parte do curso facilitou o entendimento de todos”, disse.

Já o engenheiro civil Marcos Bukenis, 40 anos, acredita que o Projeto Samaritano qualifica e alerta sobre a importância de ações preventivas nas igrejas e nas comunidades.

“Através do curso tomamos consciência de rápida propagação do incêndio e do uso correto dos equipamentos de combate ao incêndio. Com as técnicas de primeiro socorro aprendemos a manter sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro. Feliz aquele que compartilha o conhecimento”, ratifica o paroquiano da Santo Antônio, ao elogiar a apresentação do voluntário Luiz.

*

Cronograma

De acordo com a instrução técnica nº 17 /2019, as instituições religiosas fazem parte do grupo F2, que exige a formação básica como composição mínima da brigada de incêndio. O tempo de duração para formação básica deve ser de 4 horas, por isso o curso foi organizado aos sábados, das 8h às 12h.

A equipe voluntária de bombeiros, técnicos de segurança do trabalho e técnico de enfermagem do trabalho (Luiz Espínola Martins, Tenente Carneiro e Eduardo Cruz Belarmino) ministrará o curso para dez representantes de cada paróquia, que serão indicados pelos párocos, com a finalidade de conscientizar e preparar leigos, religiosos e padres para atuarem nos combates a incêndio e prestarem os primeiros socorros, com foco na preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio. Os participantes receberão certificados com validade legal de um ano.

*

Quem pode participar

Os participantes deverão possuir boa condição física e boa saúde, bom conhecimento da edificação e das instalações, ser maior de 18 anos e alfabetizado.

Sugere-se que os participantes sejam funcionários que estarão na igreja em período integral e membros da liturgia, acolhida e outras pastorais que estejam presentes nos diversos horários de missa.

*

Conteúdo

O curso terá a parte teórica e prática com os objetivos de preparar as pessoas para atuarem em situações de princípio de incêndio, operando equipamentos de combate a incêndios e auxiliando no plano de abandono; na atuação em situações de emergência à saúde, agindo pelos primeiros socorros, garantindo a sobrevida humana; além das exigências legais, de acordo com decreto estadual 63.911/2018 e o AVCB.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos