O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou entre os dias 29 de julho a 1º de agosto, do Retiro anual dos sacerdotes da Arquidiocese de Niterói. O encontro foi realizado no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes cerca de 90 padres, além do arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e do bispo auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Ricci, que durante quatro dias refletiram sobre o valor e a importância do sacerdócio ministerial.
Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro conduziu os participantes nas atividades e falou sobre a importância de participar do retiro.
“A importância, para os padres, de participarem do retiro, eu vejo, em dois sentidos: o primeiro, pois eles fazem cultivar a espiritualidade, pois com o retiro, nos aproximamos, cada vez mais, na busca do seguimento de Jesus. Em segundo lugar, estarmos, os padres, juntos, unidos como presbitério, realizando essa busca de fidelidade para com Jesus, e em seu seguimento”, reitera o bispo.
A Arquidiocese de Niterói compreende 14 municípios da região da capital e do interior do Estado do Rio de Janeiro, com 73 paróquias e população aproximada de 2,7 milhões de habitantes.
Mensagem de Dom Pedro
Durante os dias de recolhimento, os presbíteros participaram de palestras, reflexões, Missas, Adoração e de um momento penitencial. Na oportunidade, o bispo da Diocese de Santo André, que contempla os sete municípios do ABC Paulista, deixou a seguinte mensagem aos participantes:
“A mensagem que deixo é uma mensagem de esperança. Que tenham coragem e acreditem naquilo que Jesus disse ‘Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos’. Eu acho que o presbítero deve ter um grande amor para com Jesus, pois é Ele quem dá sentido à nossa vocação. Amar o presbitério em que, no dia de sua ordenação, foi inserido. O padre deve defender e amar seu presbitério, e exercer a pastoral, na consciência de que não está sozinho. Jesus o acompanha, mas os irmãos, também o acompanham”, afirmou Dom Pedro.
O retiro encerrou-se com a Santa Missa, na qual os padres renovaram suas promessas sacerdotais. Dom Pedro, que dirigiu o retiro, foi homenageado pelos sacerdotes, que de mãos estendidas, rezaram, em forma de gratidão, pelo pregador.
* Com informações do Pe. Ricardo Mota e fotos SECOM – Arquidiocese de Niterói