Diocese de Santo André

Dom Pedro reflete missão e espiritualidade com padres da Arquidiocese de Niterói

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou entre os dias 29 de julho a 1º de agosto, do Retiro anual dos sacerdotes da Arquidiocese de Niterói. O encontro foi realizado no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes cerca de 90 padres, além do arcebispo metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e do bispo auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Ricci, que durante quatro dias refletiram sobre o valor e a importância do sacerdócio ministerial.

Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro conduziu os participantes nas atividades e falou sobre a importância de participar do retiro.

“A importância, para os padres, de participarem do retiro, eu vejo, em dois sentidos: o primeiro, pois eles fazem cultivar a espiritualidade, pois com o retiro, nos aproximamos, cada vez mais, na busca do seguimento de Jesus. Em segundo lugar, estarmos, os padres, juntos, unidos como presbitério, realizando essa busca de fidelidade para com Jesus, e em seu seguimento”, reitera o bispo.

A Arquidiocese de Niterói compreende 14 municípios da região da capital e do interior do Estado do Rio de Janeiro, com 73 paróquias e população aproximada de 2,7 milhões de habitantes.

Mensagem de Dom Pedro

Durante os dias de recolhimento, os presbíteros participaram de palestras, reflexões, Missas, Adoração e de um momento penitencial. Na oportunidade, o bispo da Diocese de Santo André, que contempla os sete municípios do ABC Paulista, deixou a seguinte mensagem aos participantes:

“A mensagem que deixo é uma mensagem de esperança. Que tenham coragem e acreditem naquilo que Jesus disse ‘Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos’. Eu acho que o presbítero deve ter um grande amor para com Jesus, pois é Ele quem dá sentido à nossa vocação. Amar o presbitério em que, no dia de sua ordenação, foi inserido. O padre deve defender e amar seu presbitério, e exercer a pastoral, na consciência de que não está sozinho. Jesus o acompanha, mas os irmãos, também o acompanham”, afirmou Dom Pedro.

O retiro encerrou-se com a Santa Missa, na qual os padres renovaram suas promessas sacerdotais. Dom Pedro, que dirigiu o retiro, foi homenageado pelos sacerdotes, que de mãos estendidas, rezaram, em forma de gratidão, pelo pregador.

* Com informações do Pe. Ricardo Mota e fotos SECOM – Arquidiocese de Niterói

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”