Diocese de Santo André

Encontro resgata protagonismo evangelizador e social da Igreja

Atividade na Matriz São Bernardo recordou legado de bispos, o Concílio Vaticano II e também um debate sobre temas atuais como o Sínodo da Amazônia; cruz missionária chega à Diocese 

 

Recordar as lutas pela justiça social e debater o protagonismo da Igreja na atual sociedade. Essas foram as propostas do 1º Encontro “Igreja: História de Profecia – Resgatar a Memória para fazer História”, que reuniu cerca de 80 pessoas na tarde de sábado (24/08), na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade.

Essa também foi a primeira atividade com a presença da réplica da Cruz Missionária na Diocese de Santo André, como aquecimento para o Mês Missionário Extraordinário, a ser realizado em outubro deste ano.

Com o apoio das pastorais sociais como CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Operária, Afro-Brasileira, de Rua e Irmandade do Servo Sofredor, a abertura do evento contou com animação musical, dança e uma enorme ciranda que simbolizava unidade e abraço entre os povos. Antes das palestras, jovens recepcionavam os participantes com cantos e alto astral.

Um cenário perfeito para a entrada da Bíblia Sagrada e a proclamação do Evangelho. Ali estava inaugurado o encontro. O futuro diácono permanente Marcelo Cavinato e o professor Jerry Adriano se revezavam na apresentação do evento.

*

O Encontro 

Com o tema “Vaticano II e Caminhos para a Igreja na América Latina”, o palestrante Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho (pároco da Igreja Nossa Senhora da Candelária, em São Caetano) promoveu um resgate da história da Igreja Católica, principalmente em relação ao protagonismo evangelizador e social. Ele também destacou o legado de três bispos que estão na história como agentes transformadores da sociedade: Dom Hélder Câmara (1909-1999), que foi arcebispo emérito de Olinda e Recife; Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), que foi arcebispo de Mariana; e Dom José Maria Pires (1919-2017), que foi arcebispo da Paraíba.

Em seguida, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini apresentou um panorama sobre ser cristão no mundo atual, a organização em novas comunidades e a vida em busca da santidade. “Esse momento de reflexão é valioso, principalmente quando nos unimos através dos ideais cristãos para fazer presente Jesus em nossa realidade”, avalia.

Por fim, Pe. Alejandro Cifuentes Flores (pároco da Igreja Matriz de São Bernardo) destacou a temática “O papel da CNBB no Sínodo da Amazônia”, ao apresentar um vídeo e as preocupações com um assunto tão atual no país, como a preservação do meio ambiente, das florestas e dos recursos naturais.

Diante do sucesso do encontro, a atividade poderá se tornar itinerante, ao percorrer as dez regiões pastorais e integrar o calendário diocesano.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba