Atividade na Matriz São Bernardo recordou legado de bispos, o Concílio Vaticano II e também um debate sobre temas atuais como o Sínodo da Amazônia; cruz missionária chega à Diocese
Recordar as lutas pela justiça social e debater o protagonismo da Igreja na atual sociedade. Essas foram as propostas do 1º Encontro “Igreja: História de Profecia – Resgatar a Memória para fazer História”, que reuniu cerca de 80 pessoas na tarde de sábado (24/08), na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade.
Essa também foi a primeira atividade com a presença da réplica da Cruz Missionária na Diocese de Santo André, como aquecimento para o Mês Missionário Extraordinário, a ser realizado em outubro deste ano.
Com o apoio das pastorais sociais como CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Operária, Afro-Brasileira, de Rua e Irmandade do Servo Sofredor, a abertura do evento contou com animação musical, dança e uma enorme ciranda que simbolizava unidade e abraço entre os povos. Antes das palestras, jovens recepcionavam os participantes com cantos e alto astral.
Um cenário perfeito para a entrada da Bíblia Sagrada e a proclamação do Evangelho. Ali estava inaugurado o encontro. O futuro diácono permanente Marcelo Cavinato e o professor Jerry Adriano se revezavam na apresentação do evento.
*
O Encontro
Com o tema “Vaticano II e Caminhos para a Igreja na América Latina”, o palestrante Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho (pároco da Igreja Nossa Senhora da Candelária, em São Caetano) promoveu um resgate da história da Igreja Católica, principalmente em relação ao protagonismo evangelizador e social. Ele também destacou o legado de três bispos que estão na história como agentes transformadores da sociedade: Dom Hélder Câmara (1909-1999), que foi arcebispo emérito de Olinda e Recife; Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), que foi arcebispo de Mariana; e Dom José Maria Pires (1919-2017), que foi arcebispo da Paraíba.
Em seguida, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini apresentou um panorama sobre ser cristão no mundo atual, a organização em novas comunidades e a vida em busca da santidade. “Esse momento de reflexão é valioso, principalmente quando nos unimos através dos ideais cristãos para fazer presente Jesus em nossa realidade”, avalia.
Por fim, Pe. Alejandro Cifuentes Flores (pároco da Igreja Matriz de São Bernardo) destacou a temática “O papel da CNBB no Sínodo da Amazônia”, ao apresentar um vídeo e as preocupações com um assunto tão atual no país, como a preservação do meio ambiente, das florestas e dos recursos naturais.
Diante do sucesso do encontro, a atividade poderá se tornar itinerante, ao percorrer as dez regiões pastorais e integrar o calendário diocesano.