Formação explica ano litúrgico vinculado aos livros sagrados

Com o tema “O Esquema do Ano Litúrgico, inserido nos Livros Sagrados”, o 3º Encontro Formativo de 2019 para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André aconteceu na noite de quarta-feira (25/09), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro andreense.

Aproximadamente 80 representantes de igrejas da diocese participaram da atividade, que teve início com oração e a proclamação do evangelho. Em seguida, o seminarista Jorge Luís Bonfim começou a exposição sobre o assunto, refletindo sobre o esquema do ano litúrgico vinculado aos Livros Sagrados, especialmente ao evangeliário e aos quatro lecionários.

Para o candidato ao sacerdócio, mesmo que sejam ministros extraordinários da comunhão, vinculados à eucaristia, precisam ter domínio e conhecimento a respeito da liturgia e da Palavra de Deus.

“Então, apresentamos como se organiza o ano litúrgico, com as memórias facultativas, festas, solenidades e essa estrutura dentro dos lecionários. Como a Palavra de Deus também vai se organizar neste contexto. A importância das leituras, qual a melhor maneira de organizar e porque a igreja organiza desse modo”, destaca.

Ainda segundo Jorge Luís, esse trabalho é gradativo e busca a unidade de atuação nas missas em todas as paróquias. “O trabalho formativo é comum a todos. Todas as paróquias exigem a mesma coisa, principalmente quando falamos de liturgia dominical. É o mesmo folheto, mesma estrutura. Então precisamos ter uma mesma formação e um mesmo conhecimento”, complementa o seminarista.

Avaliações

“É importante, pois é um novo conhecimento. Até porque atuo como ministra há dois anos e será útil para colocarmos em prática em nossa igreja”, revela a faturista, Aline de Cássia Bassi, 31 anos, e representante da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Diadema.

“Os encontros são fundamentais. Aprender e entender mais sobre a Palavra de Deus. Cada vez mais se familiarizando com a liturgia”, avalia o motorista Nicácio Pereira de Lima, 58 anos, que atua na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André.

“Na Sagrada Palavra de Deus e nos Santos Livros temos o conforto, o refrigério e toda a orientação que necessitamos para bem celebrarmos a Santa Missa e orar na busca incessante da nossa santidade”, sintetiza o casal coordenador diocesano dos ministérios extraordinários, Maria da Penha e Cláudio Manoel, ao elogiarem a  formação apresentada pelo seminarista Jorge.

Nas duas formações anteriores com o seminarista Cauê Fogaça, o tema abordado foi o Diretório Diocesano de Liturgia. Para mais informações sobre a Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, acesse e curta a página: https://www.facebook.com/cdmediocesesa/