Diocese de Santo André

Conselho Nacional das Igrejas Cristãs apoia Sínodo da Amazônia

“É dever e é compromisso nosso como cristãos entrar em ação em favor e defesa da Amazônia”, disse o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e presidente do CONIC, Inácio Lemke

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e o CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) manifestaram importante apoio ao Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônia convocado pelo Papa Francisco, que será realizado entre os dias 6 a 27 de outubro deste ano.

O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), Inácio Lemke, se soma aos bispos católicos no apoio à realização do Sínodo. Ele disse considerar muito importante que a Igreja Católica, motivada pelo Papa Francisco, tome essa iniciativa.

“É dever e é compromisso nosso como cristãos entrar em ação em favor e defesa da Amazônia. Como Conselho Nacional das Igrejas Cristãs estamos juntos nesta caminhada da Igreja neste momento”, disse o pastor.

Amazônia, na avaliação do pastor luterano, contém uma imensa biodiversidade ampla e única no universo colocada por Deus no bioma. “Como Igrejas, que defendemos a vida em sua amplitude, nos cabe levantar a voz, defender e ser solidários com toda a vida, principalmente com os povos da floresta, sua diversidade e dos rios”, disse.

*

Sobre o tema

O próximo Sínodo dos Bispos tem como tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

A região pan-amazônica tem uma extensão de 7,8 milhões de km2, incluindo áreas do Brasil, Bolívia, Perú, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa; dos seus cerca de 33 milhões de habitantes, 3 milhões são indígenas pertencentes a 390 grupos ou povos.

O documento de trabalho do Sínodo 2019 alertou para a “falta de demarcação dos territórios indígenas e a falta de reconhecimento do seu direito à terra”, bem como a “rápida perda da biodiversidade”, pela extinção de espécies da flora e da fauna.

*

Fonte: Vatican News e Agência Ecclesia

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José